XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

EXTRATOS VEGETAIS COM POTENCIAL EFEITO INIBIDOR DA TIROSINASE NO TRATAMENTO DO MELASMA: UMA REVISAO DE LITERATURA

Fundamentação/Introdução

O melasma é caracterizado pelo aparecimento de manchas na cor castanho, com bordas irregulares que podem se manifestar em diversas regiões da face (CARIO, 2019). O processo de regulação da melanogênese que da origem a essa disfunção ocorre principalmente a partir da ação da enzima tirosinase. Portanto, controlar a atividade dessa enzima é um esforço essencial para o tratamento de distúrbios hiperpigmentares e nesse sentido os extratos vegetais têm sido amplamente estudados para essa finalidade (BABER et al., 2023).

Objetivos

Essa revisão tem como objetivo reunir estudos que elucidam o potencial efeito inibidor da tirosinase utilizando extratos vegetais para o tratamento do melasma.

Delineamento e Métodos

Este estudo é uma revisão sistemática da literatura, a busca por publicações ocorreu através da base de dados eletrônicos PubMed, utilizando os descritores: “Melasma”, “melanogenesis”, “Tyrosinase”, “plant extract”, com artigos de pesquisa publicados entre 2019 e 2023 utilizando como critérios de inclusão artigos de ensaios clínicos com textos na língua inglesa e excluindo publicações de artigos de revisão e trabalhos que não contemplem o tema principal do estudo. A busca resultou em 73 artigos, dos quais 18 atenderam aos critérios propostos

Resultados

Com o intuito de desenvolver formulações cosméticas para tratar desordens hiperpigmentares, diversos estudos foram direcionados visando a exploração de ativos presentes em extratos vegetais que com ação clareadora e despigmentante (TOSHIYUKI et al., 2020; JAVEDAN et al., 2021; KOSE 2023; LINSAENKART et al., 2023). Controlar a ação da tirosinase tem sido a peça-chave mais eficaz para suprimir a formação excessiva de melanina e as pesquisas têm apontado justamente essa questão (GAWEL-BEBEN; et al., 2020; BODURLAR et al., 2022; CHOOSUWAN et al., 2023). Diante disso, os polifenóis foram relevantemente abordados nos estudos por apresentar propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antienvelhecimento, além disso, apresentaram um grande potencial na regulação da síntese de melanina apresentando ação na inibição da tirosinase e suas proteínas relacionadas TYRP-1 e TYRP-2 (WONGAM et al., 2021; MARINÉ-CASADÓ; et al., 2022; WIDESLSKI et al., 2023).

Conclusões/Considerações Finais

Diante dos estudos abordados, observou-se uma gama de extratos vegetais, com potencial para diminuir a produção excessiva de melanina na pele com baixos fatores adversos. Grande parte desses extratos possuem em sua matriz química polifenóis com tais atividades sendo ativos promissores no tratamento do Melasma.

Palavras Chave

Hiperpigmentação, melanogênese, polifenóis.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

Giulia Gabriela Pereira Mulinari, MARIANA FERNANDES RIBEIRO, LUIS RICARDO PEROZA, LISSANDRO DORNELLES DALLA NORA, PATRICIA GOMES