XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇOES IMUNOLOGICAS OCASIONADAS PELO ESTRESSE EMOCIONAL E SUAS CONSEQUENCIAS NA PSORIASE

Fundamentação/Introdução

A psoríase é uma doença crônica, inflamatória, recidivante, incurável, não transmissível. É um distúrbio psicossomático causado por fatores emocionais e/ou aliviados por fatores pessoais, envolvendo as vias do sistema nervoso periférico. Comparada a outras doenças dermatológicas, a psoríase demonstra alta associação ao estresse, onde os modelos atuais de patogênese dela postulam uma rede de inter-relações entre queratinócitos, neutrófilos, mastócitos, linfócitos T e células dendríticas, formando inter-relações devido à rede de quimiocinas e citocinas.

Objetivos

Revisar a literatura científica a fim de verificar a relação do estresse com o desenvolvimento da psoríase bem como o envolvimento do sistema imune e células de defesa são afetados, com intuito de contribuir para o avanço do conhecimento sobre a psoríase e as doenças autoimunes em geral.

Delineamento e Métodos

O presente trabalho é uma revisão integrativa da literatura, onde foram usadas as bases de dados PubMed e Portal CAPES, com filtros que restringiam a artigos de 2018 a 2023, na língua inglesa de revisão de literatura e originais, utilizando os termos "immune system", "stress"e "psoriasis".

Resultados

A psoríase é influenciada pelas complexas vias imunológicas do sistema imunológico inato e adaptativo. Embora fatores ambientais como estresse, trauma e infecções estreptocócicas sejam desencadeadores, não são as causas principais da doença. O estresse ativa respostas inflamatórias por meio de citocinas, sendo neurotransmissores como serotonina e dopamina, isso desencadeia reações fisiológicas como aumento da atividade simpática e liberação de citocinas pró-inflamatórias. Níveis elevados dessas citocinas estão associados à gravidade da doença. O estresse contribui para marcadores inflamatórios aumentados, como proteína C-reativa e interleucinas 1-beta e a 6.

Conclusões/Considerações Finais

O estresse induz a ativação fisiológica de áreas específicas do sistema nervoso central e periférico. A ativação dessas áreas resulta em maior estimulação do hipotálamo e tronco encefálico, ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e do sistema nervoso autônomo. Esses sistemas estão em estreita comunicação com o sistema imunológico, assim desempenham um papel fundamental na patogênese de doenças relacionadas ao estresse. Entretanto, a relação entre o estresse mental e o curso clínico da psoríase é complexa e ainda não foi totalmente compreendida.

Palavras Chave

sistema imunológico, estresse e psoríase.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

ALINE DANIELE SCHUSTER, ANA CAROLINE SCHAEFER DE MOURA, GABRIELLE TEIXEIRA OLIVEIRA, ANA PAULA HELFER SCHNEIDER