Dados do Trabalho
Título
EFEITO HIPOGLICEMIANTE DA CATEQUINA: UM ESTUDO DE REVISAO
Fundamentação/Introdução
Estudos mostram uma associação entre o diabetes e doenças como o câncer e neurológicas, visto que a hiperglicemia é capaz de promover inflamação e estresse oxidativo. Diante disso, novas alternativas terapêuticas precisam ser encontradas com vistas a controlar a hiperglicemia. Nesse cenário, encontra-se a catequina, a qual se destaca como um importante flavonoide com excelentes propriedades biológicas, como, por exemplo, antioxidante, anti-inflamatório e hipoglicemiante.
Objetivos
O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre o efeito hipoglicemiante da catequina.
Delineamento e Métodos
Foi realizado um estudo de revisão, onde foram analisados 4 artigos recentes da literatura no site de busca PubMed e os descritos no campo de pesquisa foram “catechin and hyperglycemia”, “catechin and diabetes” e “hyperglycemia”.
Resultados
Os estudos prévios mostraram que a catequina apresenta uma ação de diminuição dos níveis de glicemia na circulação, obtendo seus resultados através de testes in vivo, onde induziram diabetes em ratos e logo após utilizavam a catequina para analisar seu efeito no organismo desses animais. Deste modo, foi observado perda de peso, diminuição do colesterol total, triglicerídeos, colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL), apolipoproteína B e apolipoproteína A após a administração da catequina, apresentando assim melhora significativa em relação ao diabetes. Também se verificou a ação desse flavonoide no aumento da atividade da enzima Ca++ATPase ou bomba de cálcio, já que indivíduos diabéticos apresentam diminuição da atividade dessa bomba, pelo fato do cálcio se concentrar no meio intracelular, levando ao aparecimento de riscos cardiovasculares, oculares e até mesmo neurais. Em outros estudos recentes sobre a catequina, também se observa propriedades de indução de enzimas antioxidantes devido elas serem sequestradoras de espécies reativas de oxigênio (EROs) e quelantes de íons metabólicos, fazendo com que a mesma traga bons resultados contra a prevenção de doenças causadas pelo estresse oxidativo, como o diabetes.
Conclusões/Considerações Finais
Desta forma, ao analisar os artigos que realizaram testes em modelos in vivo, os dados atuais mostram que a catequina exerce efeitos antidiabéticos por meio do aumento do sistema de defesa antioxidante. Este estudo confirma a eficácia da catequina para o controle da hiperglicemia, que é um causador do diabetes.
Palavras Chave
hiperglicemia, diabetes, flavonoides, hipoglicemia
Arquivos
Área
Tema Livre
Autores
ANA CLARA ZANINI BERTONCELLI, FERNANDA KRAPF SACCOL, TALLYS DE OLIVEIRA MENDES, ISADORA CASSEL LIVINALLI, FRANCINE CARLA CADONÁ