XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

O PROFISSIONAL BIOMEDICO ESTETA NO GERENCIAMENTO DO MELASMA ATRAVES DA TECNICA DE MICROAGULHAENTO E O IMPACTO NA AUTOESTIMA DOS PACIENTES

Fundamentação/Introdução

Introdução: Uma disfunção cutânea que ocasiona preocupação entre quem busca uma cútis saudável são as manchas no rosto, causadas por hiperpigmentação devido a um aumento de produção de melanina em uma região anatômica específica da pele, assim sendo, uma das técnicas para sanar este problema é a aplicação de microagulhamento com ativos despigmentantes a fim de clarear a região hiperpigmentada.

Objetivos

Objetivo: Analisar os resultados de artigos de estudos clínicos sobre a aplicação de microagulhamento para tratamento de melasma e o impacto na autoestima do paciente que sofre com essa disfunção.

Delineamento e Métodos

Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado através de uma revisão sistemática e com base em artigos obtidos da plataforma PubMed com os buscadores microneedling, skin treatment e Melasma.

Resultados

Resultados: O melasma é uma condição na qual ocorre acúmulo de melanina em uma região da pele causando o escurecimento da mesma, ou seja, coloração amarronzada da pele decorrente de uma hipermelanose crônica, à vista disto, esta condição é mais comum de aparecer nas regiões malar e frontal do rosto. Com o aumento da exposição solar, as células tendem a produzir mais melanina para aumentar a proteção da pele contra o sol e esse aumento da produção de melanina é responsável pelo desenvolvimento de melasma, manchas senis e sardas. Consequentemente, a exposição solar é uma das principais fontes de formação de melasma na pele e um estudo desenvolvido na China junto a técnica de microagulhamento com ácido tranexâmico (AT) de uso tópico em 30 mulheres de meia-idade, ao qual todas receberam tratamentos de microagulhamento selecionados aleatoriamente e uma solução ativa de clareamento a 0,5% em um lado da face enquanto do outro lado receberam um dispositivo simulado e a mesma solução. Os resultados foram observados 12 semanas após o início do tratamento e tais resultados puderam ser observados por meio de fotografias utilizadas para avaliação clínica, além de outros indicadores como rugosidade, hidratação da pele, índice de eritema e perda transepidérmica de água.

Conclusões/Considerações Finais

Considerações Finais: Contudo, os resultados do estudo clínico analisados evidenciam que a técnica se mostrou extremamente promissora em tratamentos estéticos tendo em vista ótimos resultados no tratamento do melasma e com isso pode-se utilizar o microagulhamento como uma alternativa positiva no controle do melasma, impactando diretamente e melhorando e gerenciando desta disfunção cutânea.

Palavras Chave

Palavras-chave: autoestima; melasma; microagulhamento.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

CLAUDINEI DE SOUZA, NATHAN EZEQUIEL CHAVES, JULIANE DE MELLO GONÇALVES