XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

O ELO PERDIDO DA SAUDE: DESVENDANDO A ANEMIA FERROPRIVA POR DISFUNÇAO DO FERRO

Fundamentação/Introdução

A anemia ferropriva é uma condição médica comum caracterizada por baixos níveis de ferro no organismo, o que leva à redução na produção de hemoglobina e consequente diminuição do transporte de oxigênio pelo corpo. Esta condição pode ocorrer por diferentes motivos, incluindo dieta pobre em ferro, perda de sangue ou problemas de absorção de ferro no intestino. Neste caso, abordaremos a anemia ferropriva causada por problemas na ligação do ferro.

Objetivos

Este estudo tem como intuito analisar os efeitos da anemia ferropriva causada por problemas na ligação do ferro no organismo, identificando suas possíveis causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Delineamento e Métodos

Foi realizada uma revisão bibliográfica em bases de dados eletrônicas, como Pubmed e Scielo, utilizando as palavras-chave “anemia ferropriva” e “problemas na ligação do ferro”. Foram selecionados artigos científicos, revisões sistemáticas e meta-análises publicados nos últimos dez anos. Também foram consultados livros especializados em hematologia. Os critérios de inclusão foram artigos que abordassem a anemia ferropriva causada por problemas na ligação do ferro. Os critérios de exclusão foram artigos que abordassem outras causas de anemia ferropriva.

Resultados

A anemia ferropriva causada por problemas na ligação do ferro é geralmente decorrente de um distúrbio genético chamado de anemia sideroblástica. Este distúrbio afeta a capacidade das células vermelhas do sangue de utilizar o ferro, levando a uma acumulação de ferro na mitocôndria das células vermelhas do sangue e consequente diminuição da produção de hemoglobina. Os sintomas da anemia ferropriva incluem fadiga, fraqueza, palidez, taquicardia e falta de ar. O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue, que mostram baixos níveis de hemoglobina e ferritina sérica. O tratamento consiste em suplementação de ferro e, em casos mais graves, transfusão de sangue.

Conclusões/Considerações Finais

A anemia ferropriva causada por problemas na ligação do ferro é uma condição médica rara, mas pode ser grave se não for tratada adequadamente. A anemia sideroblástica é a principal causa deste tipo de anemia, mas outros distúrbios genéticos também podem estar envolvidos.

Palavras Chave

ANEMIA FERROPRIVA, FERRO, PROBLEMAS NA LIGAÇÃO DO FERRO, DISTÚRBIO GENÉTICO, ANEMIA SIDEROBLÁSTICA.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

RAFAELA LANG PENZ