XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

CONSTRUÇAO E ANALISE DE CONTEUDO DE UM CHATBOT INFORMATIVO SOBRE CANNABIS VOLTADO PARA O PUBLICO JOVEM

Fundamentação/Introdução

Apesar do consumo de Cannabis ser altamente prevalente entre o público jovem, existem poucas estratégias de educação em saúde nesta temática, principalmente considerando uma linguagem acessível e acesso facilitado à informação. Ainda, é notório o problema que as fake news geram no campo da saúde, havendo muitas notícias distorcidas sobre a Cannabis nas mídias digitais.

Objetivos

Desenvolver e avaliar o conteúdo de um chatbot informativo sobre Cannabis voltado para psicoeducação de jovens.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo de desenvolvimento. Inicialmente, foi realizada uma revisão narrativa da literatura a fim de levantar informações científicas sobre a Cannabis dentro de quatro temáticas centrais: informações epidemiológicas, aspectos toxicológicos, transtorno relacionado ao uso de Cannabis e Cannabis medicinal. Após o levantamento dos dados, o conteúdo foi adaptado para a linguagem de um chatbot. O protótipo inicial do fluxo de conversa foi programado a partir do programa Manychat, usando o Facebook Mensagem como plataforma de comunicação. A análise de conteúdo do protótipo foi realizada por um painel de especialistas (n=10), por meio do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. Os resultados desta etapa foram obtidos a partir do cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC, valores aceitáveis > 0,78) e da análise qualitativa das respostas das perguntas abertas.

Resultados

O chatbot desenvolvido, intitulado CISMA (Chatbot Informativo sobre Maconha), apresentou fluxo de conversa predefinido e operante através do Facebook Mensagem. A programação da conversa inclui informações sobre as quatro áreas centrais e um quiz para testagem dos conhecimentos adquiridos. O usuário é capaz de navegar pelas informações conforme o seu interesse, sendo possível sair da ferramenta a qualquer momento. A análise de conteúdo pelo painel de especialistas teve todos os itens de conteúdo com o IVC superior a 0,78. Algumas sugestões para o acrescimento de novos conteúdos e correções ortográficas foram feitas pelos especialistas. No geral, os avaliadores consideraram a ferramenta como sendo um bom instrumento de psicoeducação (nota média = 9,0/10,0).

Conclusões/Considerações Finais

O desenvolvimento e a programação de um chatbot para divulgação de informações sobre Cannabis voltado a um público jovem se mostrou viável e funcional. Na presente etapa de validação, concluímos que a ferramenta foi considerada como tendo uma boa estrutura e conteúdo.

Palavras Chave

Cannabis; Educação em saúde; Estratégias de eSaúde; Toxicologia; Bioinformática.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

JULIANA NICHTERWITZ SCJERER, FERNANDA MORANDI RIEGEL MACHADO, CARLA FERREIRA GOMES, GUSTAVO RODRIGUES OLIVEIRA