XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

POLIMORFISMOS EM MICRORNAS E SUAS RELAÇOES COM O DIABETES MELLITUS TIPO 1 E 2

Fundamentação/Introdução

O diabetes mellitus é uma doença caracterizada pela hiperglicemia crônica, e suas formas mais comuns são o Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) e Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Os MicroRNAs (miRNAs) são uma classe de ácidos ribonucleicos (RNAs) envolvidos em muitos processos biológicos através da regulação da expressão gênica. Os polimorfismos de nucleotídeo único (em inglês, single nucleotide polymorphism, SNP) são polimorfismos caracterizados por uma troca única de base nitrogenada no ácido desoxirribonucleico e são a forma mais comum de variação genética nos humanos, sendo também associados à patogênese de diversas doenças, sendo DM uma delas. Entretanto, ainda pouco se sabe sobre quais polimorfismos em miRNAs estão associados com o DM.

Objetivos

Investigar a associação entre os polimorfismos de miRNA e o DM1 e DM2.

Delineamento e Métodos

Foi realizada uma revisão da literatura nas plataformas National Institutes of Health (PubMed) e no Scientific Electronic Library Online (Scielo). Ao todo foram selecionados 46 artigos entre os anos de 2005 e 2021, sendo incluídos os resultados de 9 deles.

Resultados

Foram encontrados três SNPs em miRNAs relacionados ao DM1 e três relacionados ao DM2 para realização do trabalho.

Conclusões/Considerações Finais

Através do levantamento de dados foi possível identificar a associação entre alguns SNPs em miRNAs e a patogênese dos DM1 e DM2, entretanto, o estudo dos miRNAs e seus polimorfismos e sua relação com o DM ainda necessitam de mais pesquisas.

Palavras Chave

Diabetes mellitus tipo 1, diabetes mellitus tipo 2 microRNAs, polimorfismos de microRNAs

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

ALLYNE CRISTINA GRANDO ALLYNE GRANDO, GUSTAVO CACELES PINHEIRO, DAISY CRISPIM MOREIRA