Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

ESCLEROMIOSITE SECUNDÁRIA A SÍNDROME ASIA POR USO DE ÓLEO MINERAL: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A Síndrome Autoimune/Inflamatória Induzida por Adjuvantes (ASIA) abarca condições em que fatores ambientais são imunoestimuladores em indivíduos predispostos. Pode, portanto, levar a doenças autoimunes como esclerose sistêmica (ES) ou miosites inflamatórias, e, mais raramente, sua sobreposição. O uso de injetáveis com objetivo estético pode suscitar a ASIA, a exemplo do óleo mineral.

Objetivos

Relatar caso raro de escleromiosite por síndrome ASIA, provocada por uso de óleo mineral.

Descrição do Caso

Homem, 40 anos, abriu quadro de dor em flanco direito há 8 meses, com piora recente. Relatava, também, disfagia de transmissão, edema de membros inferiores, artrite, perda ponderal, fadiga e fraqueza muscular, associado a cianose de extremidades em temperaturas frias. Durante exame físico, apresentava, em mãos, um espessamento cutâneo, úlceras digitais e esclerodactilia, além de massas endurecidas em membros. Na investigação foi evidenciado derrame pleural, hepatomegalia e nefropatia parenquimatosa. O laboratório apresentava CPK, CK-MB e troponina em altos títulos, questionando-se a possibilidade de miocardite e miosite. Apresentava, também, um histórico de administração de óleo mineral injetável e de hormônios anabolizantes há 20 anos. Vistas microhemorragias e capilares ectasiados na capiloroscopia. Diante da suspeita de ES de acometimento multissistêmico, foi solicitada tomografia de tórax que evidenciou infiltrado em vidro fosco e espessamento de septos interlobulares, sugestivo de pneumopatia intersticial. A ressonância magnética de membros revelou infiltração edematosa no subcutâneo e músculos, indicando miosite, com distorção e fibrose, e formações de aspecto oleoso em subcutâneo não passíveis de aspiração. Em endoscopia foi evidenciado dismotilidade esofágica e a cardioressonância apresentou achados de hipertensão arterial pulmonar, hipertrofia excêntrica importante e fração de ejeção de 43%. Painel de autoimunidade negativo, com exceção de FAN 1:640 de padrão pontilhado fino denso e biópsia de pele com focos de espongiose e fibrose moderada. Iniciou-se corticoide para quadro de miosite e pulsoterapia com ciclofosfamida para pneumopatia intersticial da ES, com melhora clínica.

Conclusões/Considerações Finais

O caso reporta um quadro raro de escleromiosite em paciente com síndrome ASIA decorrente de injeção de óleo mineral. Tal condição está associada à diminuição da qualidade de vida e ao aumento da mortalidade. Portanto, destaca-se a importância do reconhecimento dessas entidades para melhor manejo desses pacientes.

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

LARISSA VASCONCELOS ALENCAR COELHO, Áquila Éllen Fernandes Adria, Giovana Arcuri Cavalcanti, Isabella Ramos Lacerda de Melo, Rafael Costa Teixeira