Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES HOSPITALIZADOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DE PERNAMBUCO

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: Alterações no sono estão associadas à maior incidência de distúrbios do humor, déficit de memória, piores desfechos cardiovasculares, depleção do sistema imunológico, atraso na cicatrização de feridas e, em pacientes hospitalizados, prolongamento do tempo de internação e maior dificuldade de controle álgico. Estudos prévios já evidenciaram a correlação entre hospitalização e distúrbios do sono, bem como seus fatores desencadeantes.

Objetivos

Objetivos: Avaliar a qualidade do sono de pacientes hospitalizados em hospital de referência de Pernambuco.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: Estudo de corte transversal com abordagem quantitativa de caráter descritivo, através da utilização de dados primários advindos do Richard–Campbell Sleep Questionnaire (RCSQ) e de questionários sociodemográficos respondidos por 63 pacientes internados em enfermaria de clínica médica de hospital terciário do estado de Pernambuco.

Resultados

Resultados: A idade média da amostra foi 51,683 anos, sendo a amostra predominantemente feminina (60,3%). O tempo médio de internamento no momento da aplicação dos questionários foi 6,921 dias. Houve maior prevalência de doenças oncológicas (39,7%), seguidas de doenças gastrointestinais (15,9%) e doenças autoimunes (11,1%). Além disso, a maior parte dos pacientes apresentavam doença em progressão (44.4%). O RCSQ global foi de 54,960, sendo 55,7% dos pacientes classificados como sono moderado. Foi evidenciada significância clínica na correlação entre dias de internamento e questionário RSCQ.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: Foi evidenciada uma correlação positiva entre dias de internamento e melhoria da pontuação do RCSQ. Além disso, este estudo mostra a necessidade de realização de estudos futuros, trazendo uma maior quantidade de pacientes. Além de reforçar a demanda de por novas pesquisas que busquem fatores facilitadores e complicadores, bem como a criação de alternativas para mitigar o impacto da má qualidade do sono na qualidade de vida e controle de doenças.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Barão de Lucena - Pernambuco - Brasil

Autores

MARIA EDUARDA PEDROSA BOUÇANOVA, Jane Erika Frazão Okazaki, Igor Daniel Florencio De Melo