Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

PNEUMONIA ESTAFILOCÓCICA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE MANEJADA EM HOSPITAL PÚBLICO TERCIÁRIO DA CIDADE DO RECIFE-PE: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

AS PNEUMONIAS ADQUIRIDAS NA COMUNIDADE (PAC) POR STAPHYLOCOCCUS AUREUS (S. AUREUS) VÊM A CRESCER, SENDO EVIDENCIADO CASOS GRAVES. EVIDENCIA-SE NA LITERATURA POUCOS TRABALHOS. ESTUDO MULTICÊNTRICO PROSPECTIVO DO ANO DE 2016 EM ADULTOS HOSPITALIZADOS COM PAC EVIDENCIOU QUE, DENTRE 2259 ADULTOS, 1,6% APRESENTARAM S. AUREUS EM CULTURA.

Objetivos

RELATAR CASO DE PNEUMONIA ESTAFILOCÓCICA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE.

Descrição do Caso

PACIENTE DO SEXO MASCULINO, 53 ANOS, BUSCOU ATENDIMENTO EM PRONTO-SOCORRO (PS) POR DOR TORÁCICA E LESÕES FURUNCULOSAS GLÚTEO DIREITO. NA OCASIÃO, FEITO SINTOMÁTICOS, REALIZADA RADIOGRAFIA DE TÓRAX E DADA ALTA APÓS RESOLUÇÃO DE QUADRO ÁLGICO. APÓS 1 SEMANA, SURGIU LESÃO NOVA LESÃO GLÚTEA IPSILATERAL, A QUAL EVOLUIU COM NECROSE, AUMENTO PROGRESSIVO, CONTEÚDO PURULENTO E HIPEREMIA, ALÉM DE FEBRE AUTO-AFERIDA. PROCUROU NOVAMENTE PS, COM TRANSFERÊNCIA PARA HOSPITAL TERCIÁRIO, PARA AVALIAR POSSIBILIDADE DE DESBRIDAMENTO CIRÚRGICO. EM INTERNAMENTO EM EMERGÊNCIA, EVOLUIU COM PIORA DE ASPECTO DE LESÃO. INICIADO CEFTRIAXONE E CLINDAMICINA COM INDICAÇÃO DE ABORDAGEM CIRÚRGICA DE DEBRIDAMENTO DO TECIDO DESVITALIZADO. POR QUADRO PULMONAR, SOLICITADO TOMOGRAFIA (TAC) DE TÓRAX SEM CONTRASTE, A QUAL FLAGROU MÚLTIPLOS FOCOS DE PNEUMATOCELE EM AMBOS HEMITÓRAX, CONSOLIDAÇÃO, BRONCOPATIA INFLAMATÓRIA E ASPECTO DE ATENUAÇÃO EM VIDRO FOSCO. AVENTADO O DIAGNÓSTICO DE TUBERCULOSE (TB), MAS GENEXPERT DO ESCARRO NEGATIVO. IDENTIFICADO EM CULTURAS CRESCIMENTO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS EM HEMOCULTURA COM DUAS AMOSTRAS, CORROBORANDO COM HIPÓTESE DE EMBOLIZAÇÃO SÉPTICA. INICIADO A TEICOPLANINA BASEADO EM ANTIBIOGRAMA. FEBRE, DOR EM LESÃO DESBRIDADA E DISPNEIA AOS MÍNIMOS ESFORÇOS FORAM RELATADAS. PACIENTE SEM HISTÓRICO DE TABAGISMO, ALÉM DE REFERIR IMUNIZAÇÃO EM DIA. AO EXAME FÍSICO, EVIDENCIADA AUSCULTA PULMONAR GLOBALMENTE DIMINUÍDA E TAQUIPNEIA, AFORA SOPRO SISTÓLICO EM FOCO TRICÚSPIDE DE AUSCULTA CARDÍACA. TAC DE TÓRAX COM CONTRASTE E ECOCARDIOGRAFIA TRANSTORÁCICA NEGATIVOS PARA TROMBOEMBOLISMO PULMONAR E ENDOCARDITE, RESPECTIVAMENTE. O MESMO EVOLUIU COM MELHORA GRADUAL DE DISPNEIA E DE TOSSE PRODUTIVA, TENDO RECEBIDO ALTA APÓS CONCLUSÃO DE TRATAMENTO ANTIMICROBIANO.

Conclusões/Considerações Finais

APESAR DE BAIXA INCIDÊNCIA DE PAC POR S. AUREUS, TORNA-SE IMPORTANTE MAIS PESQUISAS, VISTA A PRESENÇA DE MAIOR GRAVIDADE DO QUADRO. NO CASO CLÍNICO RELATADO, FOI POSSÍVEL RESOLUÇÃO DO QUADRO CLÍNICO COM TRATAMENTO ANTIMICROBIANO ADEQUADO ATRAVÉS DE IDENTIFICAÇÃO DE PATÓGENO EM TEMPO HÁBIL.

Área

Tema Livre

Instituições

HOSPITAL GETÚLIO VARGAS - Pernambuco - Brasil

Autores

FRATIANNE GISELLE CAVALCANTI LEAL, TALITA DÂMARIS OLIVEIRA DA SILVA, LORRANY JUNIA LOPES DE LIMA