Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE PERITONEAL MIMETIZANDO RADIOLOGICAMENTE TUMOR OVARIANO: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A tuberculose (TB) representa um importante problema de saúde pública em nosso meio, sendo uma doença grave, com potencial de cura. Trouxemos este caso com apresentação atípica da patologia a fim de enaltecer a importância de reconhecer suas formas extrapulmonares, com destaque para o acometimento peritoneal.

Objetivos

Apresentação clínica, diagnóstico e desfecho de um caso de TB peritoneal.

Descrição do Caso

Paciente, feminino, 24 anos, sem comorbidades prévias ou medicações de uso contínuo; encaminhada à enfermaria de Clínica Médica por relato de dor abdominal difusa, perda de peso não quantificada e febre há 2 anos, além de sangramento vaginal profuso há 1 ano. Previamente à admissão, realizou ultrassonografia transvaginal que evidenciou formação expansiva sólida, heterogênea, em região anexial esquerda, prosseguindo a investigação com ressonância nuclear magnética de abdome. O novo exame revelou grande lesão expansiva sólido-cística ocupando a cavidade pélvica retrouterina, sem planos de clivagem com a parede posterior do útero e alças intestinais adjacentes, associada a espessamento difuso do peritônio e linfonodomegalias em cadeias obturatórias. Os achados possuíam aspecto de neoplasia ovariana primária. Realizada laparotomia exploratória com descrição de intenso bloqueio envolvendo epiplon, alças do intestino delgado e parede abdominal, impossibilitando o acesso à tumoração. Biópsias de omento e peritônio parietal revelaram linfadenite granulomatosa necrotizante tuberculóide e peritonite granulomatosa necrotizante, respectivamente. Diante de diagnóstico TB peritoneal foi realizada tomografia computadorizada de tórax para avaliar acometimento pulmonar, sendo observados micronódulos centrolobulares esparsos em ambos os pulmões, com padrão em ramificação, sugerindo hipótese de TB miliar. Iniciado então esquema básico com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol, com duração de 12 meses. Adicionalmente foram solicitadas sorologias virais, todas com resultado negativo. Ao fim do tratamento, houve resolução completa de todos os sintomas, não sendo visualizadas alterações em novos exames de imagem.

Conclusões/Considerações Finais

A TB peritoneal é uma forma extrapulmonar de difícil diagnóstico, sendo imprescindível o conhecimento acerca do seu espectro de apresentações, fazendo diagnóstico diferencial com outras patologias abdominais, incluindo causas malignas, com o objetivo de reduzir atrasos no tratamento e, consequentemente, sua taxa de mortalidade.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Barão de Lucena - Pernambuco - Brasil

Autores

DANIELLE NEVES ABATH, Maria Vitória Vidal Siqueira, Marina Dornellas Camara de Almeida Chaves, Paula Araruna Bertão