Dados do Trabalho
Título
DOENÇA PULMONAR INTERSTICIAL COMO MANIFESTAÇÃO INICIAL DA SÍNDROME DE SJÖGREN: RELATO DE CASO
Introdução/Fundamentos
A associação de doença de Sjögren (DS) com doença pulmonar intersticial é rara, acometendo apenas 10% dos pacientes com essa patologia. Essa manifestação de autoimunidade raramente precede o diagnóstico, pois ocorre em média 10 anos após os primeiros sintomas da DS.
Objetivos
Descrever um caso de diagnóstico de DS após investigação de doença intersticial pulmonar como manifestação inicial de autoimunidade.
Descrição do Caso
Mulher, 54 anos, com queixa de dispneia progressiva há 12 anos, evoluindo com piora nos últimos 2 anos com dispneia em repouso, ortopneia e dispneia paroxística noturna. Admitida em hospital terciário por taquidispneia com esforço respiratório 3 dias antes da admissão, sendo iniciado antibioticoterapia para possível infecção respiratória associada. Realizada tomografia de tórax que evidenciou múltiplas opacidades atelectásicas esparsas e sinais de doença pulmonar intersticial nas bases pulmonares caracterizados por opacidades em vidro fosco periféricas, associadas a reticulações finas e pequenos cistos esparsos, além de consolidações peribroncovasculares e periféricas, quadro compatível com overlap de pneumonia intersticial não específica com pneumonia em organização (PINE + OP). Diante de doença intersticial pulmonar, a história clínica foi revisitada, com identificação de episódios nos últimos meses de febre aferida, associada à artralgia sem rigidez matinal, xerostomia, xeroftalmia, parestesias em membros superiores e fenômeno de Raynaud. Solicitado painel autoimune com fator anti núcleo (FAN) positivo 1/320 com padrão nuclear pontilhado fino, anti-Ro (SS-A) positivo (36) e fator reumatoide reagente (55), com provas inflamatórias elevadas, sendo aventada a possibilidade de doença de Sjögren com acometimento pulmonar.
Conclusões/Considerações Finais
Diante de acometimento intersticial pulmonar, é importante considerar a possibilidade de doença autoimune subjacente, dentre elas, a doença de Sjögren deve ser aventada como possível diagnóstico diferencial. A importância de diagnóstico precoce e possível indicação de imunossupressão nesses casos pode minimizar a progressão de doença e perda de função pulmonar, assim como melhorar a qualidade de vida dos pacientes a longo prazo.
Área
Tema Livre
Instituições
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - Pernambuco - Brasil
Autores
JOAO BATISTA SIQUEIRA DE ALBUQUERQUE NETO, ALINA LAÍS ALMEIDA DE FARIAS FERNANDES, LAÍS NÓBREGA VIEIRA, AMANDA DA SILVA BRITO, HUGO COIMBRA RIBEIRO ALVES