Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

DESMIELINIZAÇÃO OSMÓTICA EM PACIENTE ETILISTA COM QUADRO DE ENCEFALITE VIRAL: UM ACHADO INCIDENTAL

Introdução/Fundamentos

A mielinólise pontina central é uma condição neurológica rara, que se caracteriza por uma lesão nos neurônios, usualmente da substância branca pontina, comumente associada a correção rápida dos níveis séricos de sódio ou hiponatremias graves (<120 mmol/L). Contudo, em pacientes com comorbidades, como o etilismo, o dano neuronal pode ocorrer mesmo com correções indolentes do sódio ou com natremia normal.

Objetivos

Discorrer sobre o caso de um paciente com uma condição neurológica rara, sem alterações significativas na natremia.

Descrição do Caso

Paciente masculino, 47 anos, etilista e tabagista ativo (> 70 unidades de álcool/semana e carga tabágica 60 maços.ano), foi admitido por quadro de artralgia assimétrica e migratória, associado a edema e limitação importante de movimento, há 7 dias da admissão. Diante de atividade sexual de risco, levantada a hipótese de artrite gonocócica, com resposta frustra a antibioticoterapia. A evolução levou então ao raciocínio de artrite reativa com boa resposta a corticoterapia. Durante o internamento, apresentou ainda picos subfebris e alteração de comportamento (agressividade), associado a ataxia de marcha, sem déficits neurológicos focais. A investigação evidenciou ressonância de crânio com extensa área de desmielinização central em ponte. Possuía uma hiponatremia leve (132 mmol/l), com correção lenta apenas com restrição hídrica (< 3 mmol/dia) e líquor apresentando pleocitose com predominância de linfócitos e proteinorraquia. As sorologias IgG e IgM foram positivas para herpes vírus, sendo prescrito aciclovir por 14 dias por encefalite herpética. O paciente apresentou melhora clínica e nos parâmetros do LCR após tratamento antiviral, recebendo alta hospitalar para seguimento ambulatorial e reabilitação. Diante disso, a referida lesão em ponte foi associada ao etilismo crônico, visto não ter relação com a natremia e nem com a neuroinfecção neste caso.

Conclusões/Considerações Finais

A mielinólise pontina é uma condição grave que pode ocorrer sem sintomatologia ou com quadro clínico frusto e sem correções rápidas do sódio ou hiponatremias graves, como no caso apresentado, devendo-se manter alta suspeição em pacientes com fatores de risco como doenças hepáticas e etilismo crônico.

Área

Tema Livre

Instituições

INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF FERNANDO FIGUEIRA - Pernambuco - Brasil

Autores

PEDRO HENRIQUE FREITAS DE SOUZA', Tafael Menezes de Barros, Luanna Costa Moura da Paz, Marcela dos Santos Arruda, João Victor Leal Balbino