Dados do Trabalho
Título
Crack Lung: um relato de caso de hemorragia alveolar após exposição à cocaína.
Introdução/Fundamentos
A hemorragia pulmonar difusa é uma síndrome clínica caracterizada por diversos sintomas, como tosse, hemoptise, febre, dispneia e até insuficiência respiratória grave. Resultante da ruptura da membrana basal alvéolo-capilar, essa condição clínica pode relacionar-se a variadas etiologias, dentre elas, infecciosas, autoimunes, neoplásicas ou ainda induzida por drogas. Destas, destaca-se a cocaína, responsável por um conjunto de alterações estruturais no trato respiratório, configurando a síndrome "crack lung".
Objetivos
Descrever o caso de um jovem hígido que se apresenta com hemorragia alveolar secundária ao uso de cocaína.
Descrição do Caso
Homem, 29 anos, natural de Recife-PE, motorista, iniciou quadro de tosse seca, dispneia, hipoxemia, cefaleia, febre não aferida e hemoptise, há 24 horas da admissão. Negava exposição a águas de enchente e referia uso de cocaína há cerca de 48 horas. Exames laboratoriais destacaram leucocitose de 23.520/mm³ (VR 4 mil - 10 Mil), PCR 8,1 mg/dL (< 0.3) e NT-proBNP 1.452 pg/mL (< 125). Foram realizadas medidas de suporte com oxigenoterapia e iniciado antibiótico diante de possibilidade infecciosa. Em Tomografia Computadorizada (TC) de tórax, foram visualizados padrão de pavimentação em mosaico e focos de consolidações, com distribuição peribroncovascular difusa, sugerindo hemorragia alveolar. Nesse contexto, foi realizada broncoscopia com evidência de mucosa enrugada de aspecto micronodular estendendo-se da traqueia às árvores brônquicas bilateralmente, com lavado broncoalveolar (LBA) de aspecto hemático, corroborando com a principal hipótese. Ademais, culturas admissionais, painel de autoimunidade e pesquisa de sorologias infecciosas, incluindo leptospirose, foram negativos. Assim, com corticoterapia em dose anti-inflamatória e medidas de suporte, o paciente evoluiu com melhora clínica progressiva, sendo encaminhado à clínica de reabilitação para abordagem quanto ao uso de substâncias.
Conclusões/Considerações Finais
A hemorragia alveolar é uma emergência médica que necessita de pronto reconhecimento e manejo, sendo a broncoscopia com LBA o método capaz de confirmar esse achado. Ainda assim, é imprescindível uma coleta de dados detalhada, incluindo a busca ativa sobre uso recente de drogas, como a cocaína, diante da miscelânea de causas para essa complicação, garantindo a terapia adequada e diminuindo o risco de um desfecho catastrófico.
Área
Tema Livre
Instituições
Real Hospital Português de Beneficência de Recife - Pernambuco - Brasil
Autores
PEDRO HENRIQUE ELIAS DE ALMEIDA, ARTHUR LOPES FEITOSA MARIZ, GABRIEL MORAIS DE MENEZES LIRA, BRUNA MOREIRA LIMA ROCHA, FLÁVIO JOSÉ SIQUEIRA PACHECO