Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

ARTRITE REUMATOIDE SORONEGATIVA EM PACIENTE NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE: UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica de etiologia desconhecida e caráter autoimune que causa destruição articular irreversível, que podem levar desde manifestações articulares, até alterações extra - articulares, diminuindo assim, a qualidade de vida do paciente. O fator reumatoide e os anticorpos contra peptídeos citrulinados cíclicos são exames complementares que compõem o auxílio diagnóstico e prognóstico da doença.

Objetivos

O objetivo do relato é expor um caso clínico de uma paciente acometida pela artrite reumatoide com a sorologia do Fator Reumatoide (FR) negativo e o marcador anti-CCP negativo em ambulatório localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Descrição do Caso

Paciente, branca, casada, merendeira, que vem apresentando dores articulares há 1 mês, com início de quadro doloroso em tornozelo e, além disso, apresenta uma poliartralgia simétrica e aditiva em regiões de tornozelo, joelho, ombro, cotovelo, punho e interfalangianas proximais e distais. Refere ausência de sinais flogísticos. Além disso, relata apresentar rigidez matinal por mais de 1 hora. Fez uso de Prednisona 20mg por 5 dias, sendo um fator de melhora. Refere piora no período matinal, com melhora ao longo do dia. Ao exame físico o CDAI, que avalia o índice de atividade da doença revela o acometimento de 08 interfalangeanas proximais (direita e esquerda), 10 metacarpofalangianas (direita e esquerda), 2 punhos, 2 cotovelos, 2 ombros, 2 joelhos, com articulação do joelho direito edemaciada, o EVA da paciente: 10 e o EVA do médico: 10, denota assim, um Score de 47 pontos. Na análise dos exames complementares, os exames laboratoriais revelaram o LDH: 301, VHS: 56 mm/h, PCR: 6,69, FR: negativo, Anti-CCP: não reagente, TGO: 21, TGP: 22.

Conclusões/Considerações Finais

Paciente com quadro de artrite reumatoide cursando com a sorologia negativa e o marcador da doença negativo, configuram assim, um aspecto da doença que não é prevalente em pacientes acometidos por essa afecção. Apesar de incomum, é importante conhecer mais sobre esses achados, com a finalidade melhorar a abordagem clínica dos pacientes acometidos por artrite reumatoide soronegativa.

Área

Tema Livre

Instituições

AFYA Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco - Brasil

Autores

KAROLLINE PEREIRA DA SILVA, ALANNA FERNANDES DE MEDEIROS BRASILEIRO, JOÃO MARCOS CARVALHO DE ALMEIDA, NATHÁLIA DO NASCIMENTO ARRUDA, NÚBIA RÉVENNY SOARES DE ALMEIDA LIMA