Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE ORAL EM PACIENTE IMUNOCOMPROMETIDA: RELATO DE APRESENTAÇÃO ATÍPICA DE UMA DOENÇA CONHECIDA

Introdução/Fundamentos

A tuberculose (TB) oral é um tipo incomum dentre as formas extrapulmonares da doença e se apresenta, na maioria das vezes, como lesão ulcerosa. A forma primária é menos frequente, enquanto a secundária é adquirida por meio de inoculação direta na cavidade oral pelo Mycobacterium tuberculosis (MTB) da secreção brônquica ou por disseminação hematogênica do sítio primário, que geralmente é pulmonar. Ocorre mais comumente na língua, podendo afetar lábios, mucosa oral, palato, gengiva e tonsilas palatinas. São inúmeros diagnósticos diferenciais, como lesões infecciosas de outras etiologias (micoses profundas, úlceras sifilíticas e leishmaniose), além de origem traumática ou neoplásica.

Objetivos

Relatar um caso de tuberculose extrapulmonar de sítio incomum em paciente imunocomprometida, reforçando a importância da suspeição de TB no nosso meio.

Descrição do Caso

S.C.A.S, 45 anos, sexo feminino, procedente de Recife-PE, portadora de artrite reumatoide, em uso de rituximabe, leflunomida e prednisona. Admitida com febre e dor em palato e maxila esquerda, apresentando lesão úlcero-crostosa exsudativa em palato duro, com microvesículas aglomeradas no bordo, em base eritematosa, sendo optado por iniciar antibioticoterapia e antiviral, além de laserterapia, a princípio com boa resposta. Posteriormente, houve piora álgica, perda de peso não intencional e persistência de picos subfebris diários. Prosseguiu-se com biópsia da lesão que evidenciou processo inflamatório crônico granulomatoso com acúmulo de neutrófilos e resultou em GeneXpert positivo para MTB, sendo iniciado tratamento com esquema padrão para tuberculose. Após dez dias, evoluiu com hepatotoxicidade ao esquema, com necessidade de novo internamento, quando foi realizada tomografia computadorizada (TC) de abdome que detectou micronódulos centrolobulares em cortes pulmonares. Ao ampliar investigação com TC de tórax, foi evidenciado nódulo sólido escavado sugestivo de acometimento pulmonar da TB. Após resolução da hepatotoxicidade, foi retomada a terapêutica inicial, com melhora clínica e laboratorial progressiva.

Conclusões/Considerações Finais

A tuberculose é uma doença extremamente prevalente em nosso meio e, embora o acometimento de cavidade oral não seja comum, é possível. Sendo assim, é imprescindível manter alta suspeição da doença, especialmente em pacientes imunocomprometidos, para que haja celeridade no diagnóstico e tratamento.

Área

Tema Livre

Instituições

Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

MARILIA LUIZA NETTO LAPENDA, GABRIEL MORAIS DE MENEZES LIRA, PEDRO HENRIQUE ELIAS DE ALMEIDA, YANE FERREIRA CARDOSO, FILIPE CORREIA PORTELLA