Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Purpura fulminans secundária a meningite por Streptococcus pneumoniae em paciente esplenectomizado: relato de caso

Introdução/Fundamentos

Introdução/Fundamentos: A meningite é a inflamação das meninges, podendo ser causada por diversos agentes, sendo as infecções bacterianas por Neisseria meningitidis, Haemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae as mais relevantes. A via hematogênica é a principal porta de entrada. Anualmente, ocorrem cerca de cinco milhões de casos globais, mas as infecções fulminantes são mais raras, dependendo da resposta imune do hospedeiro e da virulência do agente. Defeitos na imunidade celular, humoral e neutropenia podem favorecer infecções graves e complicações.

Objetivos

Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar o caso clínico de um adulto jovem com meningite bacteriana fulminante, cujo diagnóstico foi retardado devido a um equívoco com púrpura trombocitopênica.

Descrição do Caso

Descrição do caso: O paciente, um homem de 35 anos e esplenectomizado, apresentou febre súbita, calafrios, vômitos, diarreia, fraqueza e mialgia. Ao buscar atendimento na UPA, evoluiu com hematomas, lágrimas com sangue e hipotensão, levando à hipótese de púrpura trombocitopênica e encaminhamento para um hospital terciário. Na admissão, foram coletados exames laboratoriais e o paciente foi intubado devido a rebaixamento do nível de consciência. Após 24 horas do início dos sintomas, os exames mostraram plaquetopenia, INR alargado, disfunção renal e acidose metabólica, iniciando-se antibiótico empírico com Ceftriaxona e transferência para a UTI. Suspeitou-se de meningococcemia, isolando-se amostras e ampliando a antibioticoterapia. Profilaxia foi prescrita para contatos domiciliares e profissionais. Um dia após a admissão na UTI, o PCR confirmou infecção por S. pneumoniae. O paciente não respondeu ao tratamento, falecendo 72 horas após o início dos sintomas, com líquor post mortem também positivo para S. pneumoniae.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões/Considerações finais: A meningite fulminante exige intervenção imediata para aumentar as chances de sobrevivência. O diagnóstico precoce é crucial, pois os sintomas iniciais podem ser confundidos com outras doenças, resultando em atrasos no tratamento. A identificação rápida da doença permite a administração imediata de antibióticos, minimizando complicações. A conscientização sobre os sinais e sintomas da meningite, juntamente com uma resposta rápida dos profissionais de saúde, é vital para salvar vidas, sendo importante divulgar casos como o deste paciente em meios científicos.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital da Cruz Vermelha - Filial do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

ANDREA ABREU CALISTA, Nicole Luize Bremer