Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

VASCULITE CRIOGLOBULINÊMICA EM PACIENTE COM LINFOMA DE CÉLULAS T ANGIOIMUNOBLÁSTICO: UM RELATO DE CASO.

Introdução/Fundamentos

A crioglobulinemia mista é uma das vasculites mais relevantes no meio clínico e frequentemente está associada a distúrbios linfoproliferativos (DLs), como linfomas, sendo extrema importância conhecer suas apresentações clínicas.

Objetivos

Relatar caso de Crioglobulinemia associada a um Linfoma Angioimunoblástico de Células T.

Descrição do Caso

Mulher, 55 anos, hipertensa e tabagista, foi encaminhada ao serviço de Clínica Médica em janeiro de 2024, apresentando lesões purpúricas pruriginosas em tronco e membros, evoluindo para úlceras cutâneas com febre diária há 2 meses. Relatou dispneia, disfagia, edema cervical e perda de peso de 5kg nas últimas duas semanas. O exame físico revelou linfonodomegalias generalizadas, além de hepatomegalia. Foram elencados DLs, causas infecciosas e autoimunes. Exames laboratoriais mostraram anemia Hb 8,4g/dL, ferritina 600ng/mL, VHS de 38mm, albumina 2,3g/dL, pico gama policlonal na eletroforese de proteínas e consumo de complemento C3e C4. Autoanticorpos, anti-HCV e HIV foram negativos. A pesquisa de crioglobulinas foi positiva.
A tomografia (TC) mostrou nódulos pulmonares e linfonodomegalias, com conglomerado de linfonodos comprimindo a traqueia e o esôfago. Foi realizada biópsia linfonodal supraclavicular. Evoluiu com pancitopenia e piora da febre, precisando de transfusões. Considerou-se a possibilidade de síndrome hemofagocítica (HLH) e neutropenia febril, mas a pulsoterapia foi adiada devido ao status da paciente. Foi iniciado tratamento com piperacilina-tazobactan e vancomicina. A TC subsequente revelou achados compatíveis com hemorragia alveolar. A função renal deteriorou(creatinina 5,9mg/dL, ureia 120mg/dL), necessitando de hemodiálise. Foi transferida para a UTI, onde apresentou acidose refratária e hiperlactatemia, necessitando de intubação orotraqueal e noradrenalina. A pulsoterapia foi tentada sob suspeita de HLH, mas sem sucesso. A biópsia post mortem revelou linfoma de células T angioimunoblástico.

Conclusões/Considerações Finais

O caso reforça a necessidade de uma avaliação hematológica precoce e aprofundada nos pacientes com crioglobulinemia e possível associação com displasia hematológica. Afinal, a relação com linfomas pode ter implicações negativas para o prognóstico. Espera-se, portanto, que os achados deste relato contribuam para o avanço do conhecimento e formulação de diretrizes mais robustas para o manejo dessas condições complexas.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Barão de Lucena - Pernambuco - Brasil

Autores

MARINA DORNELLAS CAMARA DE ALMEIDA CHAVES, JESUS DA SILVA CARVALHO, MARCOS RAFAEL DANTAS SALGUES, PRISCILA APARECIDA DA SILVA, CAMILA ACÁCIA JORDÃO MARINHO