Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO NÃO CLÍNICA DA ATIVIDADE ANTINOCICEPTIVA OROFACIAL E ANTI-INFLAMATÓRIA VIA REDUÇÃO DE TNF-α DA 4-HIDROXICUMARINA

Fundamentação/Introdução

A dor orofacial é um grande problema de saúde pública, pois envolve aspectos sensoriais e emocionais, comprometendo a integridade do indivíduo. Destarte, a 4-hidroxicumarina (4-HC), substância do grupo das cumarinas encontrada em diversos vegetais, é uma alternativa no manejo de doenças dolorosas/inflamatórias, pois possui propriedades antinociceptivas e anti-inflamatórias descritas na literatura, necessitando-se de estudos para avaliar sua eficácia.

Objetivos

Investigar o efeito da 4-HC no tratamento da inflamação e da dor orofacial em camundongos.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um ensaio clínico com camundongos Swiss, machos, pesando entre 25-35g. Para avaliar a nocicepção orofacial foi feito o teste com capsaicina, sendo os camundongos separados em controle positivo, recebendo a 4-HC 75 mg/kg (i.p.), e controle negativo, recebendo veículo 10 mg/kg (i.p.). Após 30 minutos, todos os grupos receberam 20 µL de capsaicina no lábio superior direito, sendo o tempo de esfregaço da região orofacial com as patas dianteiras cronometrado e considerado como estímulo doloroso, em um período total de 45 minutos de aplicação da capsaicina. Na avaliação da atividade anti-inflamatória, realizou-se o teste da peritonite, que consistiu na aplicação de 4-HC 75 mg/kg i.p., dexametasona 2 mg/kg s.c. ou veículo nos grupos experimentais, e após 30 minutos foi administrado carragenina 1% i.p. em todos os grupos para indução da peritonite. Após 4 horas, coletou-se o líquido peritoneal para quantificar os leucócitos e o TNF-α.

Resultados

No teste da capsaicina, a dose de 75 mg/kg reduziu significativamente o tempo de esfregaço da região orofacial, com a redução de 68,6% (31±3,34 s) quando comparado ao grupo controle. Ademais, no teste de contagem de leucócitos, os animais tratados com a 4-HC 75 mg/kg (4 ± 0.8 x 105/mL) obtiveram diminuição significativa de 61,2% na migração de leucócitos em comparação ao controle (12 ± 0.7 x 105/mL)(p < 0.001), como também reduziu o nível de TNF-α no líquido peritoneal, observando-se redução significante de 71,8% no grupo que recebeu 4-HC 75 mg/kg (110 ± 8,2) em relação ao controle (392 ± 86.0), com valor de p < 0,01.

Conclusões/Considerações finais

Logo, conclui-se que a 4-HC mostrou efetividade antinociceptiva no modelo de nocicepção orofacial e anti-inflamatória, exibindo potencial como agente para tratamento das síndromes dolorosas e inflamatórias, sendo necessário mais ensaios pré-clínicos para melhor caracterizar esses efeitos.

Área

Tema Livre

Instituições

UNIVASF - Bahia - Brasil

Autores

LUCAS VINICIUS NOVAES DOS SANTOS, DIOGO VILAR DA FONSECA, HUGO NATAN DE SA NOVAES PEREIRA, JULIANA SOUZA ROCHA