Dados do Trabalho
Título
Relevância da caracterização da artrite por sarcoidose no diagnóstico clínico da sarcoidose aguda: relato de dois casos clínicos.
Introdução/Fundamentos
Introdução: a sarcoidose é uma doença sistêmica caracterizada pela presença de granulomas não caseosos nos órgãos ou tecidos acometidos. O envolvimento musculoesquelético pela sarcoidose é pouco frequente, mas a artropatia sarcoide, quando presente, constitui evidência importante no diagnóstico da sarcoidose aguda.
Objetivos
Objetivos: apresentar dois casos em que a caracterização da artropatia sarcoide foi fundamental para a elaboração do diagnóstico de sarcoidose aguda; expor a sensibilidade e a especificidade de sinais e sintomas articulares no diagnóstico clínico da artropatia sarcoide.
Descrição do Caso
Delineamento: consiste em relato de dois casos clínicos.
Descrição dos casos:
Caso 1: mulher, 24 anos, apresentou-se com queixa de dor, edema e redução de mobilidade em tornozelos há 20 dias. Referiu início do adoecimento há um mês, quando notou aparecimento de nódulos firmes e eritematosos em face anterior de ambas as pernas. Além disso, referiu hiperemia ocular bilateral e nodulação pálida em esclera do olho esquerdo, com resolução dos achados oculares após curso breve de corticosteróide oral. Ao exame, a paciente apresentava artrite de tornozelos e lesões nodulares dolorosas em face pré-tibial de ambos os membros inferiores. Nesse sentido, a apresentação de artrite aguda simétrica de tornozelos e eritema nodoso suscita a hipótese diagnóstica de Síndrome de Lofgren, a qual é caracterizada pelos achados supracitados em associação com adenopatia hilar e apresenta-se como forma mais comum de artropatia sarcoide aguda.
Caso 2: mulher, 47 anos, com história de oligoartrite autolimitada de tornozelos que precedeu o início de quadro ocular unilateral caracterizado por edema, hiperemia e proptose. Foi realizada biópsia do tecido orbitário que indicou achado histopatológico de granulomas “nus”, bem como solicitada tomografia de tórax que evidenciou adenopatia hilar bilateral. A descrição do quadro de oligoartrite bilateral de tornozelos, apresentação mais comum de artrite sarcoide, soma-se à descrição histopatológica da biópsia ocular e ao achado pulmonar na caracterização de um quadro de sarcoidose aguda.
Conclusões/Considerações Finais
Conclusões: a oligoartrite aguda e simétrica de tornozelos em indivíduos jovens deve suscitar a hipótese diagnóstica de sarcoidose aguda. Nesse sentido, um estudo prospectivo indicou que a presença desse padrão de artrite por menos de dois meses em indivíduos abaixo de 40 anos apresenta sensibilidade de 85% e especificidade de 99% para o diagnóstico de artrite sarcoide.
Área
Tema Livre
Instituições
Hospital das Clínicas da UFPE - Pernambuco - Brasil, Hospital Getúlio Vargas - Pernambuco - Brasil
Autores
LUÍS HENRIQUE DE ALBUQUERQUE LEÃO, Laís Maciel Yamamoto Revorêdo, Mariana Dantas Moreira, Pedro Alves da Cruz Gouveia, Lucas Rampazzo Diniz