Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Paciente com Infarto Agudo do Miocárdio em Artéria Coronária Circunflexa Anômala: um relato de caso.

Introdução/Fundamentos

A artéria coronária circunflexa (Cx) anômala é uma condição congênita rara, geralmente um achado incidental que representa desafios significativos. Quando originada da artéria coronária direita (ACD), com trajeto retroaórtico tem prognóstico benigno. Entretanto, ela pode ser passível de apresentar Doença Arterial Coronária (DAC) com graus variados de estenoses.

Objetivos

Relatar caso de paciente com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Cx anômala.

Descrição do Caso

BJCA, masculino, 45 anos, lavrador refere angina durante partida de futebol. Nega Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus (DM), Tabagismo ou Dislipidemia. Apresenta histórico familiar de óbito paterno por IAM, irmã e irmão submetidos à angioplastia coronária, mãe com histórico de Diabetes Mellitus (DM). Na avaliação inicial, o eletrocardiograma não revelou anormalidades e apresentou curva de troponina compatível com o diagnóstico de IAM sem supra de ST, permanecendo internado aguardando realização de cateterismo. Foi submetido à cinecoronariografia que evidenciou Cx com origem anômala oriunda do segmento proximal da ACD, de fino calibre e lesão aterosclerótica obstrutiva severa proximal (>90%), que apresenta trajeto retroaórtico e, posteriormente, continua pelo seio atrioventricular esquerdo. Por dificuldade técnica de abordagem, foi optado, inicialmente, por tratamento conservador. Realizou Ecodopplercardiograma transtorácico (ECO) que revelou disfunção diastólica do ventrículo esquerdo (VE) grau 1, sem déficit contrátil segmentar e fração de ejeção (FE) = 65%. Para avaliar funcionalmente a necessidade de abordagem desse vaso, foi submetido a uma cintilografia de perfusão miocárdica (SPECT) de esforço e repouso, a qual não apresentou alterações perfusionais. O paciente permaneceu sem indicação de revascularização e foi mantido em tratamento clínico.

Conclusões/Considerações Finais

A identificação incidental da Cx anômala em um paciente com IAM não é um achado comum e, eventualmente, devido a variáveis anatômicas, pode levar a necessidade de uma avaliação escalonada, com vista a documentação de isquemia miocárdica para definir aqueles que necessitarão ou não de uma revascularização.

Área

Tema Livre

Instituições

Faculdade de Medicina de Olinda - Pernambuco - Brasil

Autores

MURILLO BENICIO DA SILVA DE CARVALHO AUTO, Maria Clara Lopes Aguiar, Rafaela Rijo Falcão , Eduardo Lins Paixão