Dados do Trabalho


Título

MIELITE TRANSVERSA SECUNDÁRIO A CHIKUNGUNYA: UMA APRESENTAÇÃO INCOMUM DE DOENÇA TÍPICA

Introdução

Dengue e Chikungunya são arboviroses, doenças marcadas por quadro febril agudo de relevância clínica e financeira em países tropicais. Embora as formas graves sejam mais vinculadas a fenômenos hemorrágicos, uma série de outras manifestações podem gerar morbidade, dentre elas as alterações neurológicas, a exemplo da Síndrome de Guillain Barré (SGB) e encefalite, e renais, como rabdomiólise.

Objetivos

Retratar caso de homem aos 61 anos com mielite e rabdomiólise por infecção decorrente de Dengue e Chikungunya.

Descrição do Caso

Homem, 61 anos, hipertenso, apresentou-se com quadro febril associado a mialgia, poliartralgia e rash cutâneo difuso, evoluindo no 5° dia com fraqueza global, predominantemente proximal, dificuldade ao deambular e bexigoma. Neste contexto, foi admitido em serviço da cidade natal (Petrolina-PE) e passou por avaliação laboratorial, com evidência de lesão renal aguda (LRA), Cr de 8,08 e ureia de 167,7; aumento de CPK (2.626) e sorologia IgM positiva para Dengue e Chikungunya. Realizada coleta de LCR, com evidência de dissociação albumina-citológica (proteína total de 93,05, celularidade de 1 célula/mm). Diante dos achados, foi aventada a hipótese de SGB, com realização de imunoglobulina intravenosa (IVIG, 400 mg/kg) por 5 dias e transferência para serviço de maior complexidade em Recife-PE.
Em UTI, foi mantido programação de hemodiálise devido a LRA atribuída a rabdomiólise e componente pós-renal. Evoluiu com taquidispnéia progressiva e necessidade de intubação orotraqueal por insuficiência respiratória, posteriormente atribuída a complicação infecciosa bacteriana. Fez uso de Piperacilina-Tazobactam, escalonado por cultura, para Meropenem e Gentamicina.
Destacava-se, ao exame físico, presença de reflexos tendíneos profundos exaltados, tornando SGB menos provável. Realizada, então, RMN de coluna, com achado de lesão focal hiperintensa em T2 em hemimedula lateral esquerda característico de mielite. Uma vez que já havia sido feita IVIG, além de intercurso infeccioso corrente, optado por suporte de reabilitação.
O paciente evoluiu com superação do quadro infeccioso respiratório e extubação, além de recuperação progressiva da função renal e dos sintomas neurológicos.

Conclusões e Considerações Finais

Dengue e Chikungunya apresentam vasta possibilidade de complicações, estando, entre elas, as neurológicas e renais. Embora mais raras, essas complicações exigem reconhecimento célere para que uma condução otimizada seja capaz de diminuir morbimortalidade.

Área

Tema Livre

Autores

Mário Ferreira Almeida Filho, Vitoria Louise silva Barros , Renato Adler Pomilio de sousa, Andressa Maria Silva Maciel Dos Santos, Marcus Villander Barros de Oliveira Sa