Dados do Trabalho


Título

Correlação da função respiratória com diferentes estágios de evolução da Doença de Parkinson

Fundamentação/ Introdução

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa, em geral, de progressão lenta que usualmente acomete indivíduos entre 50 e 70 anos de idade. O quadro clínico da DP inclui distúrbios sensório-motores e de humor. Destaca-se também comprometimentos respiratórios, que são responsáveis por elevada morbimortalidade.

Objetivo

Correlacionar a função respiratória com diferentes estágios de evolução da DP.

Delineamento e Métodos

O estudo foi do tipo transversal, analítico e quantitativo. Cinquenta pacientes com DP, de ambos os sexos, foram classificados conforme a Escala de Estadiamento de Hoehn & Yahr Modificada (H&Y) e, em seguida, agrupados em sete grupos conforme classificação (1; 1,5; 2; 2,5; 3; 4; 5). Para a coleta das pressões respiratórias máximas inspiratória (Pimax) e expiratória (Pemax) foi utilizado um manovacuométro analógico. Os dados coletados foram analisados através do teste de correlação de Pearson, sendo p ≤ 0,05.

Resultados

As avaliações manovacuométricas (Pimax e Pemax) evidenciaram redução da função pulmonar, e as correlações foram significativas, evidenciando forte relação entre o avanço da doença concomitante à função pulmonar. Os resultados deste estudo apontam que o estadiamento da doença prediz a intensidade das alterações respiratórias, demonstrando comprometimentos a partir do nível 3 do instrumento utilizado.

Conclusões/ Considerações Finais

Pode-se concluir que, nos pacientes com DP que as alterações respiratórias estão diretamente associadas aos estágios mais avançados da doença.

Palavras-Chave

Doença de Parkinson; testes de função respiratória.

Área

Tema Livre

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - Sergipe - Brasil, UNIVERSIDADE TIRADENTES - Sergipe - Brasil

Autores

Diogo Costa Garção, Francisco José Silva Ferreira, Paulo Eduardo Gonçalves, Catarina Andrade Garcez Cajueiro