Dados do Trabalho
Título
APRESENTAÇÃO DE LINFOMA NÃO-HODGKIN COMO EMERGÊNCIA ONCOLÓGICA: UM RELATO DE CASO
Introdução
Linfomas são um grupo heterogêneo de neoplasias hematológicas, de acometimento linfonodal e extranodal, tradicionalmente divididos em Linfoma Hodgkin (LH) e Não-Hodgkin (LNH), cuja principal diferença são os achados histopatológicos. Linfonodos são acometidos em 95% dos casos de LH e em 30% dos LNH. Linfomas são atualmente classificados por morfologia, imunofenótipo, características genéticas, síndromes clínicas. LNH são mais indolentes, sem sintomas B característicos e se subdividem com base na célula de origem: linfomas de células B, células T e células natural killer. Cerca de 3 a 5% dos tumores acometem a região de face e pescoço, sendo os linfonodos cervicais os mais acometidos; dentre os sítios extranodais citam-se: anel Waldeyer e anexos oculares.Os exames tomográficos contrastados favorecem o diagnóstico e avaliam doença à distância. O tratamento é definido de acordo com o tipo histológico e a imunofenotipagem.
Objetivos
Relatar apresentação incomum de LNH extranodal cervical como emergência oncológica em paciente idoso em um hospital terciário em Recife/PE.
Descrição do Caso
Paciente, masculino, 82 anos, admitido na enfermaria de Clínica Médica para investigar dor cervical e sintomas B, iniciados há dois meses, além de quadriparesia e paraplegia de membros superiores de início há uma semana da admissão. Por suspeita de síndrome de compressão medular, foi realizada RNM de região cervical que evidenciou volumosa formação expansiva mal definida, 7,9x5,8x5,8 cm (LxAPxT), de intenso realce pelo meio de contraste, epicentro nas partes moles da região cervical alta à esquerda destruindo parte das vértebras C2 a C4, insinuando-se pelos forames neurais correspondentes, deslocando a medula cervical contralateralmente, sem plano de clivagem evidente. Solicitado rastreio de sítio neoplásico primário, além de biópsia da lesão. Tomografias de abdome, tórax, angiotomografia cerebral e cintilografia óssea não evidenciaram lesões secundárias. Paciente evoluiu com melhora parcial do quadro clínico após início de Dexametasona. Biópsia revelou LNH de células B com expressão aberrante de marcadores T; resultado foi prejudicado pela corticoterapia. Paciente iniciou sessões de radioterapia e seguiu em acompanhamento multidisciplinar com especialista.
Conclusões e Considerações Finais
É fundamental estar atento às manifestações agudas de neoplasias indolentes e em sítios pouco comuns, a fim de prover diagnóstico correto e melhor qualidade de vida ao paciente, ainda que prognóstico, reservado.
Área
Tema Livre
Instituições
Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira - Pernambuco - Brasil
Autores
RENATHA VERISSIMO GUEDES SOARES, GABRIELLA TAVARES DE OLIVEIRA LINHARES, SARA LINDA BARBOSA GONDIM DE OLIVEIRA, MIRIAM BARRETO BAIE, JORGE LUIZ CARVALHO FIGUEREDO