Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DA FRAGILIDADE E CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Fundamentação/ Introdução

Fundamentação/ Introdução: A Síndrome de Fragilidade é um fator de sofrimento físico e emocional substancial relacionado ao paciente e seus familiares, que enfrentam um aumento da morbidade e mortalidade em comparação com os pacientes não frágeis. Dessa forma, indicar cuidados paliativos precocemente a pacientes frágeis devido a doenças como demência, doença renal terminal e insuficiência cardíaca (ou uma combinação delas) é necessário pois a deterioração funcional gradual de fragilidade piora a qualidade de vida do paciente e dos familiares.

Objetivo

Objetivo: Descrever os achados clínicos da literatura sobre a Síndrome de Fragilidade no contexto de Cuidados Paliativos.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, do tipo narrativa. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa na base de dado PubMed, utilizando os descritores “frailty syndrome” AND “palliative care”. Foram adotados os critérios de inclusão: artigos em inglês e português, publicados no período de 2017 a 2022, totalizando 475 artigos. Foram excluídos artigos cujo título não correspondia ao tema pesquisado, sendo utilizados ao todo cinco artigos.

Resultados

Resultados: A Síndrome da Fragilidade é uma síndrome geriátrica que afeta 5% a 17% dos idosos, tendo como definição a deterioração da capacidade fisiológica de vários sistemas orgânicos. Pacientes frágeis têm características físicas, necessidades psicossociais e de apoio passíveis de intervenções paliativas, contanto, estudos relatam que estes são menos propensos a acessar cuidados paliativos do que aqueles com câncer avançado. Atrelado a isso, sem planejamento adequado, pacientes frágeis podem receber cuidados médicos inadequados, incluindo procedimentos diagnósticos invasivos e tratamentos desnecessários, tendo em vista a falta de um planejamento adequado de cuidados antecipados na fragilidade.

Conclusões/ Considerações Finais

Conclusões/ Considerações Finais: Idosos frágeis apresentam maior risco de quedas, incapacidades, hospitalizações e morte. A elaboração e efetivação de um planejamento integrado de cuidados pode promover bem-estar biopsicossocial da população senil e frágil. Assim, a abordagem paliativa nesses pacientes viabiliza o melhor controle de sintomas e qualidade de vida a longo prazo, menor número de internações hospitalares e maior tempo de permanência em casa.

Palavras-Chave

Palavras-chave: Síndrome da Fragilidade; Idosos; Cuidados Paliativos.

Área

Tema Livre

Instituições

Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ - Paraíba - Brasil

Autores

Yasmin Meira Fagundes Serrano, Carolina Feitosa de Oliveira, Sabrina Soares de Figueiredo, Ana Laura Carvalho Leite Medeiros