Dados do Trabalho


Título

LINFOMA DIFUSO DE GRANDES CÉLULAS B COM ACOMETIMENTO MULTISSISTÊMICO: UM RELATO DE CASO

Introdução

O Linfoma Difuso de Grandes Células B (LDGCB) é o tipo mais comum e agressivo de Linfoma Não-Hodgkin, representando cerca de 30-40% dos casos. A taxa de incidência aumenta de acordo com a idade, sendo mais prevalente em maiores de 60 anos. Sua progressão pode ser lenta (baixo grau) ou rápida (alto grau ou agressivo).

Objetivos

Apresentar um caso incomum de acometimento multissistêmico devido a LDGCB, com a finalidade de identificar sinais e sintomas, bem como alertar sobre a gravidade da doença.

Descrição do Caso

Paciente masculino, 40 anos, foi internado em enfermaria de clínica médica apresentando episódios de melena, sudorese noturna, perda de 20 kg em 2 meses associada a paralisia facial e surgimento de lesões nodulares de progressão crânio caudal há cerca de 1 mês. Ao exame físico não foi observado aumento de linfonodos, apenas dor a palpação de membro inferior esquerdo sem presença de edema, cianose ou vermelhidão e USG com doppler evidenciou trombose venosa profunda do membro inferior esquerdo. O paciente era portador de hipotireoidismo primário, hipogonadismo hipogonadotrófico e disfagia para sólidos há 10 anos. Fazia o uso de testosterona 1g, intramuscular, trimestral, levotiroxina 112 mcg/dia e colecalciferol 14.000 UI semanal. Além disso, durante internamento, apresentou piora da disfagia inclusive para líquidos e afasia. A endoscopia digestiva alta revelou presença de estenose de esôfago e tumor em duodeno; colonoscopia com nódulo em cólon transverso e em ceco, ressonância magnética com extensa lesão de aspecto lobulado centrada na rinofaringe, com insinuação para as fossas nasais, e tomografia de tórax/abdome com múltiplos nódulos com densidade de partes moles em meio aos planos subcutâneos. Optado por realizar biopsia de lesão cutânea, com diagnóstico imuno-histoquímico de Linfoma não Hodgkin de células B, de alto grau. Posteriormente, evoluiu com choque séptico e óbito antes do início da quimioterapia.

Conclusões e Considerações Finais

Apesar do LDGCB ser o tipo mais comum de linfoma, ele pode cursar com acometimento multissistêmico, como o paciente relatado, que apresentava lesões de pele e nodulações no tecido celular subcutâneo, trato gastrointestinal e respiratório. Portanto, é notável a importância deste estudo para alertar os diferentes sinais e sintomas da doença, a fim de obter um diagnóstico preciso e um rápido início de tratamento, o que pode ser determinante para o prognóstico e desfecho do quadro.

Área

Tema Livre

Instituições

Faculdade Estácio de Juazeiro - Bahia - Brasil, Hospital Universitário Oswaldo Cruz - Pernambuco - Brasil

Autores

Lucas Sued Calaça de Araújo, Taciana Uchoa Passos, Joanna Thainã Santos Bertolino, Amanda Raquel Benigno da Silva, Moara Maria Silva Cardozo