Dados do Trabalho
Título
COLANGITE BILIAR PRIMÁRIA SORONEGATIVA: UM RELATO DE CASO
Introdução
Introdução: A Colangite Biliar Primária (CBP) é uma condição rara, típica de mulheres em quinta a sexta décadas de vida, caracterizada pelo ataque imunomediado de linfócitos T aos pequenos ductos biliares, causando destruição progressiva, evoluindo para colestase e, posteriormente, cirrose hepática. A CBP é uma patologia autoimune que possui como marca a presença de anticorpos anti-mitocôndria, positivos em 95% dos casos e, menos frequentemente, a presença de anticorpos antinucleares, vistos em 70% dos pacientes.
Objetivos
Objetivos: Descrever caso de CBP e suas nuances em paciente com dosagem de anticorpos negativa, porém com diagnóstico histopatológico confirmado, após elevada suspeição clínica.
Descrição do Caso
Descrição do caso: Paciente feminina, 58 anos, admitida com quadro de astenia e prurido há seis meses, bem como icterícia progressiva há dois meses e dor abdominal em hipocôndrio direito tipo cólica, com piora progressiva há quinze dias. Exames admissionais revelaram icterícia com padrão de colestase, além de transaminases discretamente elevadas (FA 341; GGT 1911; BT 5,19; BD 4,15; TGO 75; TGP 85). Tendo em vista a suspeição de obstrução de vias biliares (VVBB) foi solicitada Ultrassonografia (USG) abdominal, que evidenciou colelitíase, com vesícula biliar de aspecto escleroatrófico e ausência de dilatação de VVBB. Procedido, então, com tomografia (TC) de abdômen, que também mostrou achados inespecíficos. Diante desse cenário, optado por complementar a investigação com colangiorressonância, que novamente não mostrou sinais de dilatação ou estenose de VVBB intra ou extra-hepáticas, não evidenciando cálculos no interior do colédoco. Frente aos achados, foi levantada suspeita clínica de CBP e solicitados FAN e anticorpo anti-mitocôndria - cujos resultados foram negativos. Solicitada, então, biópsia hepática, com achado compatível com CBP grau 4. Desta forma, a paciente foi vinculada a serviço de referência em hepatologia, sendo incluída na lista de transplante hepático.
Conclusões e Considerações Finais
Conclusões e considerações finais: O relato de caso ressalta a importância da suspeição diagnóstica de CBP diante de quadro clínico epidemiológico compatível, a despeito da negatividade dos anticorpos característicos desta patologia. Apesar de condição rara, tal situação pode ocorrer, fazendo-se necessária a biópsia hepática para confirmação diagnóstica.
Área
Tema Livre
Autores
Natália Daniele Nunes Medeiros, Rafael Silvestre Vieira Silva, José Emerson Paz Soares, Lucas Rampazzo Diniz, Arthur Frederico de Albuquerque Maranhão Filho