Dados do Trabalho


Título

PACIENTE IDOSO EM CUIDADOS PALIATIVOS COM DELIRIUM: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Fundamentação/ Introdução

Fundamentação/Introdução: O delirium é uma síndrome neurocognitiva caracterizada por alterações agudas do nível de consciência e déficit de atenção, piorando a qualidade de vida e prognóstico do idoso. Naqueles em cuidados paliativos, o delirium é constantemente um sinal de morte iminente, o que traz angústia para pacientes, familiares e cuidadores.

Objetivo

Objetivo: Descrever a produção científica sobre o manejo de pacientes idosos em cuidados paliativos com delirium.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica, do tipo narrativa, descritiva. Foi realizada uma busca literária nas bases de dados PubMed, BVS empregando os descritores em saúde: “Delirium”, “Palliative care”, Seniors, com o operador booleano” AND “. Os critérios de inclusão foram: artigos no idioma inglês e português, publicados entre os anos de 2017 a 2022. Os critérios de exclusão foram artigos em duplicidade. Foram encontrados 640 artigos, porém apenas sete obedeceram aos critérios de elegibilidade.

Resultados

Resultados: Aproximadamente 30% dos idosos hospitalizados de cuidados paliativos, podem apresentar delirium na internação. Os idosos que desenvolveram delirium associado à permanência no departamento de emergência têm um estado funcional e cognitivo de linha de base mais baixo do que os pacientes sem delirium. A princípio, o objetivo do manejo do delirium em casos de pacientes em cuidados paliativos, é o conforto do paciente. Os manejos farmacológico e não farmacológico, além de medidas de prevenção do delirium, têm sido propostos em várias diretrizes na prática clínica, pretendendo atingir pacientes em diferentes ambientes de cuidados paliativos, como hospitais, hospices e instituições de longa permanência.

Conclusões/ Considerações Finais

Conclusões/Considerações finais: O diagnóstico precoce e preciso, a identificação dos fatores etiológicos e avaliações integradas do paciente são as etapas certas para gerenciarb o delirium em cuidados paliativos. No contexto dos pacientes em fim de vida, nem sempre se consegue a reversibilidade do quadro de confusão mental, recomendando-se medidas farmacológicas e não farmacológicas para tratamento do sintoma, além de considerar-se a sedação paliativa nos casos de delirium refratário.

Palavras-Chave

Palavras-chaves: Cuidados Paliativos; Delirium; Idosos.

Área

Tema Livre

Instituições

Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ - Paraíba - Brasil

Autores

SABRINA SOARES DE FIGUEIREDO, CAROLINA FEITOSA DE OLIVEIRA , YASMIN MEIRA FAGUNDES SERRANO , ANA LAURA CARVALHO LEITE MEDEIROS