Dados do Trabalho
Título
TROMBOCITOPENIA PÓS-VACINA PARA COVID-19: UM RELATO DE CASO DE VITT
Introdução
INTRODUÇÃO: A Trombocitopenia imune trombótica induzida por vacina (VITT)
é uma condição rara, porém bem reconhecida de reação associada à exposição às
vacinas de COVID-19 ChAdOx1 nCoV-19 (Oxford-AstraZeneca), AD26.COV-2
S (Johnson&Johnson) e em número bem reduzido de casos Moderna.
Objetivos
Objetivo: Descrever caso de Trombocitopenia imune trombótica induzida por vacina (VITT) devido a sua baixa incidência, além de realçar a importância da suspeição diagnóstica em função das possíveis complicações e alto risco de morbimortalidade.
Descrição do Caso
Resultados e Discussão: Mulher, 22 anos, previamente hígida, avaliada em ambulatório com desconforto abdominal em hipocôndrio esquerdo súbito, associado à esplenomegalia confirmada por Ultrassonografia e plaquetopenia evidenciada em hemograma 42 mil/mm3, sintomas iniciaram 1 semana após primeira dose da vacina ChAdOx1 nCoV-19 em julho de 2021. Foi realizado seguimento com normalização de níveis plaquetários em 6 meses, sendo administrada dose da vacina (mesmo fabricante) em fevereiro de 2022. Durante seguimento, foi realizado novo hemograma no mês seguinte que evidenciou plaquetopenia de 52 mil/mm3. Diagnósticos diferenciais de patologias autoimunes e infecciosas foram descartados (Lúpus, HIV, Hepatite B, Hepatite C) e avaliação medular com Biópsia e Mielograma. Ao exame físico, a paciente não apresentava manifestações hemorrágicas. Foi aventada, então, a possibilidade de VITT, tendo sido orientada a não vacinação vetores adenovirais e encaminhamento para equipe da hematologia. Realizado VITT escore, adaptado do 4T, contabilizando 6 pontos, elevada probabilidade diagnóstica para VITT. A VITT se caracteriza por eventos trombóticos, numa média de 4-30 dias após administração das vacinas, possivelmente associados ao fator plaquetário tipo 4. Também pode se apresentar com trombocitopenia moderada a grave, quando neste caso é associada a maior ocorrência de hemorragia intracraniana e mortalidade.
Conclusões e Considerações Finais
Conclusão: O relato de caso reforça a necessidade de considerar a hipótese de VITT, uma condição rara com risco de desenvolvimento de tromboses em sítios não usuais, principalmente em sistema nervoso central. Em nosso caso, apresentamos uma paciente com plaquetopenia e presumida trombose de veia esplênica que podem representar uma reação adversa à vacina de COVID-19. A alta suspeição é importante para o reconhecimento precoce desta entidade, para que assim medidas específicas sejam tomadas e a evolução clínica seja favorável.
Área
Tema Livre
Autores
Renata De Freitas Vasconcelos, Túlio Macêdo Cutrim, Erick Barreto Pordeus