Dados do Trabalho


Título

DESAFIOS DO ENSINO DA MEDICINA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Fundamentação/ Introdução

O ensino de medicina na graduação durante a pandemia de covid-19 trouxe diversas adaptações tanto para os alunos como para o corpo docente. Foi necessária uma mudança abrupta das atividades presenciais para o formato online, e com isso, surgiram dúvidas da qualidade do processo de ensino/aprendizado por uma plataforma diferente. Outro ponto importante, foram as práticas clínicas, uma vez cessadas pela demanda exigida dos profissionais dentro dos centros de saúde, bem como a limitação ao pessoal que circula nesses ambientes ao necessário.

Objetivo

Elencar as principais dificuldades do ensino da prática médica durante o período da pandemia do Covid-19.
Descrever a realidade e as soluções tomadas durante o período de distanciamento social para o aprendizado médico na graduação.

Delineamento e Métodos

Pesquisa realizada através de revisão sistemática da literatura utilizando os descritores Educação de Graduação em Medicina (Education, Medical, Undergraduate), Pandemia (Covid-19) e Ensino (Teaching) através do PubMed-MedLine.
Foram selecionados 15 artigos publicados entre os anos de 2019 e 2022 dentro de um total de 210 trabalhos associados aos descritores. As publicações selecionadas obedeceram ao critério comparativo de análise do ensino médico durante a pandemia da Covid-19.

Resultados

De modo geral, houve comparação entre vantagens e desvantagens do ensino médico online pelos discentes tanto da parte teórica quanto da prática. Todos os estudos analisados contribuíram com a análise das plataformas utilizadas durante a pandemia, principalmente o online. A maioria refletiu a dificuldade enfrentada no aspecto prático do ensino e revelou prejuízo para os alunos quanto às habilidades médicas, sendo relatada a falta de desenvolvimento adequado destas. Entre os artigos analisados, 10 foram desfavoráveis ao ensino médico online no que diz respeito à prática clínica, enquanto 5 mantiveram-se favoráveis ou neutros. Entretanto, nos estudos em que os resultados de avaliações teóricas foram comparadas no ensino online x presencial, mostrou-se semelhança.

Conclusões/ Considerações Finais

Os dados avaliados são insuficientes para afirmar se o ensino online foi benéfico aos estudantes, quando comparado ao tradicional. Serão necessários novos estudos e um lapso maior de tempo para evidenciar os aspectos positivos e negativos, visto que tal situação apresenta tanto potenciais quanto fragilidades que terão repercussões no âmbito da formação médica. A prática clínica, no entanto, ficou limitada pelo impedimento dos alunos de estarem em contato com público.

Palavras-Chave

Educação de Graduação em medicina; Pandemia; Ensino.

Área

Tema Livre

Autores

Rodrigo Filipe De Vasconcelos Pessanha, Alícia De Alencar Oliveira, Antonio Konrado De santana Barbosa