Dados do Trabalho


Título

Penfigoide bolhoso paraneoplásico: um relato de caso.

Introdução

O penfigoide bolhoso paraneoplásico(PBP) é uma síndrome multiorgânica autoimune associada ao câncer. As manifestações cutâneas incluem bolhas subepidérmicas, erosões, lesões liquenoides e erosões orais. O PBP geralmente ocorre em adultos e, em muitos casos, associado a neoplasias hematológicas.

Objetivos

Relatar o PBP associado a tumor de ceco.

Descrição do Caso

Homem de 75 anos, com quadro de lesões bolhosas disseminadas e pruriginosas há 5 semanas. A primeira lesão era eritematosa e surgiu na região de antebraço esquerdo associada a prurido. Inicialmente, poupavam região genital, palmar e plantar. Em 3 semanas, a doença evoluiu com aparecimento de lesão bolhosa, disseminando-se para outras regiões do corpo. As bolhas eram tensas, indolores, de conteúdo citrino ou hemático, sem sinais infecciosos, que se rompiam após a coçadura, formando lesões crostosas. Portador de hipertensão arterial, em uso de losartana e indapamida, e diabetes mellitus, controlada com metformina e dapagliflozina, além de hiperplasia prostática benigna e síndrome demencial. Também em uso de trazodona, quetiapina e sinvastatina. Essas medicações foram retiradas pela suspeita de doença induzida por drogas. Na admissão, apresentava sinais de infecção bacteriana secundária, sendo iniciada clindamicina. A biópsia de pele mostrou descolamento da epiderme abaixo da camada basal e infiltrado de linfócitos e eosinófilos, com depósito de IgG e C3, sugestivo de penfigoide bolhoso. A prescrição da prednisona resultou em melhora parcial. Na colonoscopia de rastreio, foi encontrada lesão vegetante no ceco. O anatomopatológico mostrou adenocarcinoma moderadamente diferenciado. O estadiamento foi compatível com doença localizada, e o paciente foi submetido à colectomia direita com ileotransversoanastomose. Após o tratamento cirúrgico do câncer, houve melhora completa das lesões, e o corticoide foi suspenso após desmame.

Conclusões e Considerações Finais

As doenças linfoproliferativas são as mais relacionadas ao PBP e a descoberta da neoplasia hematológica precede as manifestações penfigoides em dois terços dos pacientes. Neste relato, contrariando as estatísticas encontradas na literatura, um caso de PBP relacionado a um tumor sólido foi descrito, onde o aparecimento das lesões antecedeu o diagnóstico da neoplasia. O pênfigo bolhoso está incluído entre uma manifestação paraneoplásica, logo, buscar a etiologia deve fazer parte da estratégia diagnóstica.

Área

Tema Livre

Autores

Camila Gabriela de Melo Albuquerque, Giovanna Rocha Carrilho Pessoa, Lucas da Cunha Xavier, André Caires Alvino de Lima, Maria das Neves Dantas da Silveira