Dados do Trabalho


Título

Perfil clínico e epidemiológico de pacientes com tuberculose em recife no ano de 2021.

Fundamentação/ Introdução

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa e um grave problema de saúde pública no Brasil. O país é o 3º no ranking de maior carga de tuberculose no mundo. 

Objetivo

Analisar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes residentes de Recife com tuberculose no ano de 2021.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo ecológico com análise descritiva, baseado na utilização de dados secundários  registrados e obtidos através do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN) do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) respectivo aos casos confirmados de Tuberculose no ano de 2021 referente aos residentes da cidade de Recife. Os dados foram descritos em relação ao sexo, faixa etária, forma clínica de apresentação da tuberculose, escolaridade e situação de encerramento da doença. Desta forma, a análise dos resultados foi feita de forma quantitativa, por uma planilha no Excel, organizando os dados sobre a doença.

Resultados

Foram notificados 1910 casos de Tuberculose. Destes, a maioria se manifestou na forma pulmonar da doença, somando 1595 (84%) pessoas, em seguida, a forma extrapulmonar com 240 (12%) casos e por fim, a coexistência de ambas no organismo de 75 (4%) pacientes. Em relação ao sexo, 1322 (69%) foram do sexo masculino e 588 (31%) do sexo feminino. Já referente à faixa etária, pacientes com 20 a 39 anos foram os mais acometidos, totalizando 904 (47%) casos, seguidos daqueles com 40 a 59 anos, os quais somam 586 (31%)  pacientes, nas outras faixas etárias correspondem a 420 (22%) pessoas. Em relação à escolaridade, a maior taxa é entre a 5ª e 8ª série incompleta do ensino fundamental, com 238 casos. Por fim, em relação à situação de encerramento da doença, a maioria apresentou cura, 325 (17%) casos, seguido de 250 (13%) casos de transferência, e, além disso, é considerável que houve 23 (0,01) casos de abandono do tratamento.

Conclusões/ Considerações Finais

A ocorrência de Tuberculose na cidade de Recife é mais prevalente na forma pulmonar, acometendo pessoas do sexo masculino, na faixa etária de 20 a 59 anos e com escolaridade do ensino fundamental incompleto. Embora o Ministério da Saúde ofereça opções de tratamento eficazes para o tratamento da tuberculose, a análise epidemiológica mostra que fatores como hábitos de vida, comorbidades e baixa escolaridade contribuem para a alta incidência da doença no estado de Pernambuco na cidade do Recife.

Palavras-Chave

TUBERCULOSE

Área

Tema Livre

Instituições

Centro Universitário Maurício de Nassau - Pernambuco - Brasil, Universidade Católica de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

JOSÉ EDVÂNIO SILVA FRANÇA, SÂMARA PESQUEIRA SOUZA, HELLEN KAROLLINY DA SILVA BARROS, MARA LÍGIA FRANÇA DE MORAIS, TIAGO HENRIQUE DA SILVA