Dados do Trabalho


Título

Carcinoma Mal Diferenciado de Glândula Salivar Menor com Carcinomatose Leptomeníngea cursando com Trombose de Seio Cavernoso: um relato de caso.

Introdução

Carcinomas de glândulas salivares são tumores malignos epiteliais muito raros. A progressão com meningite carcinomatosa é ainda menos frequente, sendo esta, uma disseminação mais comumente associada a adenocarcinomas de mama, pulmão ou melanoma; e considerada um prenúncio de desfecho rapidamente fatal.

Objetivos

Descrever um caso raro de neoplasia maligna intraoral evoluindo com paralisia progressiva de múltiplos nervos cranianos e carcinomatose meníngea.

Descrição do Caso

Paciente do sexo masculino, 58 anos, internado na enfermaria de Clínica Médica para investigação de tumoração em hemiface esquerda com crescimento há 3 meses, evoluindo com cefaleia holocraniana no último mês. Não havia relato de febre, sudorese, perda ponderal ou linfonodomegalias. Na investigação, submeteu-se a uma tomografia computadorizada de crânio com contraste que evidenciou lesão sólida com densidade de partes moles com realce pelo contraste em região maxilar, medindo 6,5 x 3,5 x 7,5 cm, em correspondência em lábio superior à esquerda. Paciente foi avaliado pela Cirurgia de Cabeça e Pescoço que realizou ressecção parcial do tumor em lábio superior, com achado histopatológico de carcinoma mal diferenciado, com células em anel de sinete, podendo corresponder a carcinoma de glândula salivar menor. Durante internamento evoluiu com persistência da cefaleia, além de redução dos reflexos pupilares, baixa acuidade visual e oftalmoplegia, apresentando ainda perda auditiva súbita bilateral. No contexto da paralisia progressiva de múltiplos nervos cranianos (III, II, VI e VIII) foi realizada punção lombar, com resultado de pesquisa células neoplásicas no líquor positiva. Também foi aventada a hipótese de trombose do seio cavernoso, confirmada após a realização de angiotomografia dos vasos intracranianos que demonstrou falha de enchimento no seio cavernoso esquerdo.

Conclusões e Considerações Finais

A carcinomatose meníngea por carcinoma de glândula salivar menor é uma raridade. A evolução do paciente, até então em investigação de uma tumoração orogaríngea, com polineuropatia de pares cranianos, levantou a suspeita de acometimento paraneoplásico do SNC, confirmado através do estudo do líquor. Devido ao prognóstico reservado, foi optado junto aos familiares, à equipe da Oncologia e dos Cuidados Paliativos, maximizar os cuidados de suporte e conforto ao doente, que veio à óbito nove dias após a confirmação histopatológica do carcinoma.

Área

Tema Livre

Instituições

INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROFESSOR FERNANDO FIGUEIRA - Pernambuco - Brasil

Autores

DANILO FRANÇA MOURA, MARCELA DOS SANTOS ARRUDA, TÁCIO SALAMÉ HERSZENHORN, ANDRÉ LUIZ FERREIRA, FERNANDO CERQUEIRA NORBERTO DOS SANTOS FILHO