Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso : Síndrome do Ligamento Arqueado em um paciente com dor abdominal há 16 anos.

Introdução

Síndrome do Ligamento Arqueado Mediano ou Síndrome da Compressão da Artéria Celíaca, resulta de uma variação anatômica onde o paciente apresenta compressão significativa da artéria celíaca, levando a uma variedade de sintomas inespecíficos e que torna a síndrome de difícil diagnóstico.

Objetivos

Descrever um caso clínico de um paciente jovem em investigação de dor abdominal que persiste por mais de 16 anos.

Descrição do Caso

L.R.P.S, 24 anos, sexo masculino, refere que há 01 semana da admissão começou a apresentar fortes dores em região de hipocôndrio direito e flanco direito, associado a febre, diarreia e episódios eméticos com uma perda ponderal de 9kg em 1 mês. Deu entrada pela emergência cirúrgica, onde incialmente foi descartado abdômen agudo de qualquer etiologia. Relatou ainda que diarreia foi limitada, sem características inflamatórias e que a febre durou apenas 01 dia, a dor era intermitente, não tinha hora específica do dia e que apresentava esse quadro desde os 08 anos de idade, tendo realizado extensa investigação e sem diagnóstico. Durante internamento os episódios de dor foram flagrados e tinha intensidade 10/10 na escala de dor EVA. Durante investigação diagnóstica foram realizados alguns exames complementares, visto que o paciente não apresentava outras condições ou características clínicas associadas e com exceção da dor, paciente era previamente hígido. Exames complementares sem alterações significativas ou exame bioquímicos/sangue também sem alterações que pudessem sugerir etiologia para o quadro de dor abdominal crônica. Descartado as principais causas, optado por fazer Angiografia do qual evidenciou achados sugestivos pela alteração do fluxo do contraste aos movimentos inspiratórios e expiratórios do quadro de Síndrome do Ligamento Arqueado, diante disso, discutido caso com equipe de cirurgia geral e feito abordagem cirúrgica por videolaparoscopia, onde se evidenciou compressão importante da iminência do tronco celíaco pelo ligamento arqueado mediano. Paciente evoluiu em pós-operatório sem queixas e com melhora completa da dor.

Conclusões e Considerações Finais

Síndrome do ligamento arqueado deve ser considerada nos pacientes que apresentam quadro de dor abdominal crônica, onde outras causas foram descartadas e principalmente se o paciente apresentar a tríade de perda de peso, dor abdominal pós-prandial e dor abdominal crônica. O diagnóstico deve ser dado por meio de angiografia com manobras de inspiração e expiração e o tratamento é realizado por descompressão videolaparoscópica.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Getúlio Vargas - Pernambuco - Brasil, Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

Igor Daniel Florencio Melo, Izabel Cristina Mendes Primo, Maria Eduarda Pedrosa Bouçanova, Isabel Magalhães Reyna Gondim, Halan Vitor Correia Evangelista Vieira