Dados do Trabalho


Título

PACIENTE DO SEXO MASCULINO COM CARCINOMA MUCINOSO INVASIVO NA MAMA: UM RELATO DE CASO

Introdução

O câncer de mama é a segunda neoplasia mais incidente no mundo e a maior causa de mortalidade por câncer entre as mulheres. No entanto, nos homens essa neoplasia é rara e representa cerca de 1% do total de casos da doença. A baixa incidência no sexo masculino se explica por diferenças anatômicas e hormonais quando comparado ao sexo feminino. Os principais fatores de risco são história familiar positiva para câncer, condições testiculares primárias, sedentarismo, etilismo, tabagismo e hiperestrogenismo.

Objetivos

Relatar caso epidemiologicamente raro de paciente do sexo masculino portador de carcinoma mucinoso invasivo na mama.

Descrição do Caso

Paciente do sexo masculino, 85 anos, agricultor, ex-tabagista e ex-etilista, foi encaminhado para hospital do Recife com história de aumento progressivo da mama esquerda acompanhado de perda ponderal. Foi submetido a nodulectomia em outubro de 2020, que evidenciou carcinoma mucinoso invasivo de mama caracterizado como bem diferenciado/Nothingham I, T1CN0. O relatório da Imuno-histoquímica descreveu achados correspondentes com o subtipo “Luminal A”, com RE 90%, RP 90%, HER2 negativo e Ki67 10%. Em janeiro de 2021, foi submetido a mastectomia simples à esquerda, com pesquisa de linfonodo sentinela (PLFS), o qual foi negativo para neoplasia. Em fevereiro de 2021 foi iniciada a hormonioterapia com Tamoxifeno. Atualmente o paciente está sem evidência de doença, conforme constatado em exames de imagem realizados em agosto de 2022, a saber, cintilografia óssea, ultrassonografia de abdome total e tomografia de coluna.

Conclusões e Considerações Finais

O câncer de mama no sexo masculino, por se tratar de uma condição rara, ainda acompanha muitos desafios e dificuldades em estabelecer um diagnóstico inicial. Ademais, poucas medidas de rastreamento estão instituídas nesta população. Entretanto, o diagnóstico de carcinoma mamário em homens, quando estabelecido em estágios iniciais, tem um bom prognóstico.

Área

Tema Livre

Instituições

Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS - Pernambuco - Brasil, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP - Pernambuco - Brasil

Autores

MARIA AUGUSTA MONTEIRO PERAZZO, ANDREA LOPES PONTE DE SOUZA, EDUARDA COUTINHO ALBUQUERQUE NEIVA COELHO, JOÃO LUCAS DOS SANTOS MATIAS, DEBORAH ALBUQUERQUE DE MELO