Dados do Trabalho
Título
Abscesso de Psoas secundário à aplicação de Ceftriaxona intramuscular como causa de Síndrome Consumptiva sem febre em idoso: Relato De Caso
Introdução
A perda de peso não intencional de um indivíduo adulto é um importante sintoma a ser investigado, podendo ter correlação com doenças orgânicas ou psiquiátricas graves. Estima-se que 15 a 20% dos idosos terão perda de peso não intencional, sendo as causas multifatoriais e associadas ao declínio funcional. O diagnóstico de causas infecciosas de perda de peso pode ser retardado pela sua apresentação atípica e pela ausência de febre em até 30% dos pacientes.
Objetivos
Relatar causa incomum de síndrome consumptiva sem febre em idoso.
Descrição do Caso
Homem, 65 anos, com passado de prostatectomia por adenocarcinoma de próstata, apresentou perda de peso não intencional de 20 quilos em um período de 4 meses, comprometimento cognitivo com perda de funcionalidade e negava febre. Familiares relataram que quadro se iniciou com perda ponderal progressiva após episódio de pneumonia comunitária tratada com Ceftriaxona intramuscular. Concomitantemente, paciente foi diagnosticado com transtorno depressivo do humor, inicialmente apontado como potencial etiologia do quadro. Contudo, teve progressão do quadro, apesar de tratamento com antidepressivo. Evoluiu com acentuação de hiporexia, sem distermias e surgimento de dor em região de quadril direito com irradiação para extremidade de membro inferior com piora à deambulação, sem sintomas neuropáticos. Em exames laboratoriais, apresentava anemia normocítica e normocrômica, leucocitose, elevação de provas inflamatórias e discreta alteração de função renal. Realizada tomografia de abdome que evidenciou coleção líquido gasosa no trajeto do músculo íleo psoas direito de 285 cm³. Foi abordado cirurgicamente para drenagem do abscesso, evidenciando-se extenso acometimento local e perfuração de alça intestinal. Foi submetido à drenagem cavitaria e à colectomia direita ampliada, com confecção de ileostomia e fístula mucosa. Evoluiu no pós-operatório com intercorrências infecciosas, com necessidade de antibióticos de largo espectro e de reabilitação com equipe multidisciplinar. Após resolução de quadro infeccioso, houve melhora completa da queixa álgica, bem como ganho de peso e melhora cognitiva.
Conclusões e Considerações Finais
A perda de peso ponderal é um desafio clínico, devido às suas variadas etiologias, sobretudo na população geriátrica. Infecções nessa população podem se apresentar sem febre, o que pode retardar o diagnóstico e início de antibioticoterapia, associando-se a maior morbimortalidade. O abscesso de Psoas é uma causa que requer alta suspeição diagnóstica para sua identificação.
Área
Tema Livre
Instituições
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
Victória Pimentel Jatobá, Pedro Alves de Farias, Talita Maria Fonsêca Maranhão da Costa, Ingrid Cardoso Cipriano, Pedro Alves da Cruz Gouveia