Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DO COVID-19 EM RECIFE
Fundamentação/ Introdução
A COVID-19 é uma doença infectocontagiosa causada pelo SARS-CoV-2, que tem impactado direta e/ou indiretamente a saúde e a economia da população mundial.
Objetivo
Analisar as características clínicas dos casos de COVID-19 na cidade do Recife no período de 2020 a 2022.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo transversal retrospectivo, utilizando dados secundários de domínio público notificados entre 2020 e 2022, obtidos a partir da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco (SEPLAG PE). Os dados obtidos foram descritos em relação ao sexo, idade, raça, sintomas, fatores de risco e evolução. As análises estatísticas foram realizadas no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).
Resultados
Dos 252.159 registros incluídos no estudo, 56.8% da amostra era do sexo feminino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos (22.2%), seguida da de 40 a 49 anos, e foi mais frequente em pessoas pardas (35.4%). Os sinais/sintomas mais frequentes foram dispnéia, tosse, febre e saturação de O₂< 95%. Dos pacientes que apresentavam comorbidades/fatores de riscos associados destacam-se as doenças cardiovasculares (35,89%), diabetes (24,12%) e doenças respiratórias (9,97%). Em relação à forma de apresentação clínica da doença, foi mais comum a forma leve e a maioria dos pacientes recebeu tratamento domiciliar.
Conclusões/ Considerações Finais
Em relação ao perfil epidemiológico, a infecção por COVID-19 em Recife se manifestou mais em pacientes do sexo feminino , na faixa etária de 30 a 39 anos, e se apresentou mais na forma leve.
Palavras-Chave
COVID-19; Epidemiologia ; Pandemia
Área
Tema Livre
Instituições
Centro Universitário Maurício de Nassau - Pernambuco - Brasil, Universidade Católica de Pernambuco - Pernambuco - Brasil, Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
Hellen Karolliny Da Silva Barros, Mara Lígia França de Morais, Hayully da Silva Barros, Sâmara Pesqueira Souza , José Edvânio Silva França