Dados do Trabalho


Título

Osteomielite crônica de quadril cursando com embolia séptica pulmonar: relato de caso

Introdução

A osteomielite crônica é a infecção do tecido ósseo com duração de meses a anos que pode ocorrer por disseminação contígua a partir de tecidos adjacentes e inoculação óssea direta ou ainda disseminação hematogênica. A osteomielite crônica de quadril pode se manifestar com poucos sinais e sintomas, mas evoluir com diversas complicações infecciosas como embolia pulmonar séptica (EPS), condição grave e potencialmente fatal.

Objetivos

Descrever um caso de osteomielite crônica após lesão traumática há 50 anos evoluindo com EPS.

Descrição do Caso

Paciente masculino de 64 anos, caucasiano, em investigação por quadro de dispneia, tosse produtiva e dor torácica há 1 semana, associado à anorexia e perda de peso não quantificada há 1 mês. Na admissão, paciente encontrava-se taquidispneico e com necessidade de suporte de oxigênio sob cateter nasal. Em adição, foi observada lesão em crista ilíaca anterior direita puntiforme com saída de secreção purulenta - possuía lesão há cerca de 50 anos, após cirurgia ortopédica por trauma. Exames laboratoriais mostravam leucocitose com desvio à esquerda e elevação de PCR e VHS importante. Foi iniciada terapia empírica para pneumonia comunitária com ceftriaxona e azitromicina e solicitadas hemoculturas e cultura do escarro. Realizada tomografia de tórax que mostrava diversos nódulos escavados em ambos os pulmões sugestivos de EPS e então trocado esquema antibiótico para ceftriaxone e clindamicina, solicitado ecocardiograma transtorácico (ECOTT) e ressonância nuclear magnética (RNM) da pelve. ECOTT sem lesões sugestivas de endocardite infecciosa e RNM com extensa lesão no quadril direito compatível com osteomielite crônica. A cultura de escarro evidenciou Pseudomonas aeruginosa e Klebisela pneumonieae multisensíveis e hemoculturas negativas. O paciente apresentou melhora do quadro pulmonar, porém persistiu com supuração em lesão de quadril. Após avaliação ortopédica, realizado desbridamento cirúrgico da lesão e realizada biópsia de fragmento ósseo, com culturas negativas, possivelmente devido à antibioticoterapia . Evoluiu então com melhora clínica e laboratorial e recebeu alta hospitalar em uso de levofloxacino e clindamicina por 6 semanas.

Conclusões e Considerações Finais

A osteomielite crônica é uma infecção muitas vezes subdiagnosticada, o que pode levar a um retardo no tratamento e evolução com complicações graves. Este caso mostra a importância de se atentar a sinais e sintomas sugestivos de osteomielite crônica assim como métodos diagnósticos e o tratamento clínico-cirúrgico adequado.

Área

Tema Livre

Instituições

IMIP - Pernambuco - Brasil

Autores

Caio Augusto Barbosa Leite , Tácio Salamé Herszenhorn, Barbara Santos Vicente, Ana Carolina Vieira Selva, Sara Linda Barbosa Gondim Oliveira