Dados do Trabalho


Título

LEUCEMIA DE CÉLULAS PILOSAS: O DIAGNÓSTICO E ABORDAGEM PELA CLÍNICA MÉDICA, A PROPÓSITO DE UM RELATO DE CASO.

Introdução

A leucemia de células pilosas (LCP) é uma doença linfoproliferativa de células linfoides maduras do tipo B que atinge com mais frequência o sexo masculino e indivíduos por volta dos 50 anos. Apesar de representar apenas 2% das leucemias, seu rápido diagnóstico é de grande relevância prognóstica, visto que os pacientes costumam evoluir com boas taxas de remissão quando fazem uso da terapêutica adequada.

Objetivos

Realizar o relato de um caso de Leucemia de Células Pilosas no contexto do atendimento pela Clínica Médica, demonstrando a importância do discernimento dessa rara patologia.

Descrição do Caso

Paciente feminina, 51 anos, com passado de asma, porém sem outras comorbidades, foi encaminhada para serviço de referência em emergência hospitalar para investigação de quadro com dor em região abdominal esquerda há 13 dias e perda de peso involuntária de 10kg em 8 dias. Relata que neste período evoluiu com episódios eméticos de pequenos volumes com coloração amarelada e restos alimentares, realizando ultrassonografia de abdome em serviço anterior que demonstrou cálculos biliares, hepatomegalia e esplenomegalia importante. Em serviço de referência foi realizada tomografia de abdome que corroborou com esplenomegalia importante (23,3 cm) e hemograma demonstrando pancitopenia, sendo então admitida na clínica médica para seguimento de análise do caso. O prosseguimento da investigação foi feito com mielograma, revelando uma medula hipocelular, e uma biópsia de medula óssea, demonstrando medula óssea hipercelular com células sugestivas de doença linfoproliferativa. Posteriormente foi realizada complementação com exame de imunofenotipagem com marcação de anticorpos CD3(+), CD20(+) e CD10(+), que confirmaram diagnóstico favorável para LCP. Seguindo clínica e hemodinamicamente estável e sem processo infeccioso vigente, paciente foi transferida para serviço de hematologia de referência, onde foi tratada com Cladribina por uma semana. Hoje segue em acompanhamento ambulatorial.

Conclusões e Considerações Finais

A Leucemia de Células Pilosas é uma neoplasia hematológica rara que requer atenção aos aspectos clínicos e de diagnóstico, de modo que, se identificada e conduzida adequadamente acarretará em um melhor desfecho para o paciente.

Área

Tema Livre

Autores

Mariana Diniz de Souza, Jeniffer Mirelli dos Santos Lopes, Victória Karollynne Vasconcelos Basílio, Isabella Guilherme de Carvalho Costa, George Palmeira Braga