Dados do Trabalho
Título
A influência da levodopa na função respiratória em pacientes com doença de Parkinson: uma revisão sistemática e meta-análise.
Fundamentação/ Introdução
Inexiste consenso na literatura sobre a influência da levodopa sobre as disfunções respiratórias, que são a principal causa de morte em pacientes com doença de Parkinson (DP).
Objetivo
Avaliar a influência da levodopa na função pulmonar em pacientes com DP.
Delineamento e Métodos
Para realização de uma revisão sistemática e meta-análise foi conduzida uma procura sistemática de estudos que avaliaram a função pulmonar através de espirometria em pacientes com DP nos bancos de dados MEDLINE-PubMed, Lilacs, IEEE Xplore Digital Library e Cochrane Library, até julho de 2020. Elegibilidade, triagem, extração de dados e avaliação de qualidade dos estudos encontrados foram conduzidas independentemente por um mínimo de dois revisores. A meta-análise foi então conduzida através do RevMan 5, utilizando diferença padronizada de médias com o modelo de efeitos aleatórios e intervalo de confiança de 95%. A presença de heterogeneidade foi avaliada através do percentual de i².
Resultados
No total, 78 estudos foram identificados; destes, 7 foram incluídos na revisão e meta-análise depois de considerados os critérios de inclusão e exclusão. Através do confrontamento dos estados ‘‘on’’ e ‘‘off’’ levodopa, nos desfechos de interesse encontradas nos estudos incluídos, foram obtidos os seguintes resultados na meta-análise: capacidade vital forçada (SMD de 0.12, p = 0.41); volume expiratório forçado no primeiro segundo (SMD de 0.10, p = 0.47); fluxo de pico expiratório (SMD de -0.00, p = 0.99); volume expiratório forçado no primeiro segundo/capacidade vital forçada (SMD de 0.04, p= 0.76).
Conclusões/ Considerações Finais
O estudo conduzido sugeriu não haver influência do tratamento com levodopa em quaisquer das variáveis pulmonares avaliadas em pacientes com DP.
Palavras-Chave
Doença de Parkinson; Levodopa; Capacidade vital; Capacidade pulmonar total; Medidas de volume pulmonar; Volume de ventilação pulmonar.
Área
Tema Livre
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - Sergipe - Brasil, UNIVERSIDADE TIRADENTES - Sergipe - Brasil
Autores
Diogo Costa Garção, Francisco José Silva Ferreira, Paulo Eduardo Gonçalves, Alice Santos Lima