Dados do Trabalho
Título
Relato de caso de amnésia global transitória em profissional da saúde exposto a jornadas de trabalho prolongadas.
Introdução
Amnésia global transitória (AGT) é um quadro súbito de amnésia, com perda de memória e incapacidade de adquirir novas informações, transitória, não acompanhada de outros déficits neurológicos, com duração de duas a 24 horas, cuja resolução se dá espontaneamente.
Objetivos
Relatar um caso de amnésia global transitória em decorrência de estresse por longas jornadas laborais.
Descrição do Caso
Paciente, sexo feminino, 65 anos, médica plantonista, comparece ao hospital de urgência, referindo cefaléia de forte intensidade e perda de memória súbita, anterógrada acompanhada por amnésia retrógrada, com desorientação (tempo/espaço), estando preservadas outras habilidades cognitivas. Ao investigar possível etiologia, a paciente relata exaustivas cargas horárias de trabalho, sono e alimentação irregular e estresse no ambiente ocupacional. Foi feita a analgesia da dor com Dipirona 1g EV, admissão para observação da remissão do quadro de amnésia, realização de exames laboratoriais, eletrocardiograma, tomografia e ressonância magnética de crânio para excluir outras patologias.
Resultados
Todos os exames realizados foram satisfatórios, excluindo qualquer diagnóstico diferencial, como eventos cérebro-vasculares, epilepsias, infecções e intoxicações. Em 24 horas evoluiu com melhora, recuperando completamente sua memória retrógrada e com déficit parcial da memória anterógrada, recebendo alta com prescrição de ácido acetilsalicílico 100mg/dia e encaminhamento ao neurologista. Realizou novamente todos os exames prescritos na admissão, que mantiveram-se inalterados.
Conclusões e Considerações Finais
A amnésia global transitória pode ser desencadeada por imersão súbita em água fria ou quente, esforço físico extenuante, estresse emocional ou psicológico, dor, procedimentos médicos, relação sexual e manobra de Valsalva. Esses fatores podem variar de acordo com gênero, nos homens a AGT ocorre após exercícios físicos e em mulheres, o principal fator desencadeante é o estresse emocional. A maior parte dos pacientes apresenta um único episódio de AGT, mas pode haver recorrência do quadro. É importante que os profissionais da área priorizem sua saúde física e mental em detrimento da exposição a longas jornadas de trabalho, bem como devem atentar-se a discretas manifestações de esgotamento.
Área
Tema Livre
Autores
Camila Katleen Lopes Fernandes Sarmento, Alana Araújo Bezerra, Virna Lins Leão Lima, Gabriela Ribeiro Rodrigues, Ariane Rodrigues Oliveira