Dados do Trabalho


Título

Co-infecção por citomegalovírus em paciente imunossuprimido com tuberculose disseminada

Introdução

Introdução/fundamentos: A tuberculose (TB) e a infecção por citomegalovírus (CMV) são doenças de alta prevalência global que compartilham aspectos epidemiológicos e, em imunodeprimidos, podem cursar com complicações graves. Estudos recentes demonstram, para além dessa sobreposição, um grau de associação causal entre as duas doenças, aventando a hipótese de que a infecção ativa por CMV (primária ou reativa) aumentaria o risco de progressão da forma latente para a forma ativa da TB, provavelmente por ativação de células T e desregulação imunológica.

Objetivos

Objetivos: Descrever um caso de co-infecção de tuberculose disseminada e citomegalovírus em uma paciente com HIV.

Descrição do Caso

Descrição do caso: B.R.S, mulher transgênero, 25 anos, com diagnóstico de HIV há 1 ano sem tratamento instituído, internou-se em hospital de referência em infectologia em Recife-PE, em Julho de 2022, com quadro de diarreia aquosa há aproximadamente 15 dias, acompanhada de náuseas, febre, sudorese e perda ponderal (10 kg nesse período). Na admissão, não apresentava alterações significativas ao exame físico, exceto por discreta taquicardia (110 bpm). Aos exames laboratoriais: hb: 9,3 ht:28,2 VCM: 77,3 HCM: 25,5 RDW: 16,4; eritroblastos +; reticulocitos +; Leucócitos: 14000 (segmentados: 90; linfócitos: 4); Plaquetas: 175000; bt: 1,24 bd:0,82 bi: 0,43; Ureia: 29,2; Creatinina: 0,6; GGT: 277; FA: 869; ALT:84; AST:105; Reagente; DNA do CMV: 49.100; Teste Rápido para leishmaniose visceral, hepatites B e C não reagentes. RX de tórax de padrão micronodular difuso, compatível com TB miliar e USG abdominal evidenciando hepatoesplenomegalia discreta, colelitíase, ascite e microabcessos esplênicos, compatíveis com necrose caseosa. Assim, iniciou-se o esquema terapêutico com Ganciclovir, Piridoxina 50mg/dia e Coxcip 4 cp/dia, associado a esquema profilático com Azitromicina 500mg e Bactrim 400/800 mg, tendo o paciente evoluído com melhora do quadro clínico e alta do internamento hospitalar.

Conclusões e Considerações Finais

Conclusões/Considerações Finais: A TB disseminada é uma manifestação grave e sua co-infecção com CMV deve ser sempre suspeitada em pacientes com diarreia. Um maior entendimento acerca da correlação epidemio e fisiopatológica entre as afecções possibilita um rápido diagnóstico e tratamento desses pacientes, diminuindo complicações e aumentando a sobrevida.

Área

Tema Livre

Autores

Maria Gabriela Rebouças Marques, Gabriela Azevedo Foinquinos, Lívia Herculino Siqueira, Glenda Alcantara Sabiá, Renatha Lima de Oliveira