Dados do Trabalho


Título

USO CRÔNICO DE METFORMINA COMO CAUSA DE DEFICIÊNCIA DE B12: RELATO DE CASO

Introdução

Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) tornou-se um problema de saúde pública devido à sua alta taxa de morbimortalidade e custos decorrentes de suas complicações a curto e longo prazo. Para seu tratamento, a metformina é o hipoglicemiante mais comumente prescrito devido ao seu custo-efetividade e a segurança cardiovascular. Existem diversos efeitos colaterais já bem esclarecidos com o uso dessa medicação, no entanto a redução nos níveis de cobalamina ainda não está muito bem elucidada. A teoria mais aceita baseia-se na interferência dessa biguanida em sua absorção cálcio-dependente no nível do íleo terminal.

Objetivos

Objetivo: Relatar um caso de deficiência de B12 secundário ao uso crônico de metformina em um paciente portador de DM e Vitiligo.

Descrição do Caso

Relato de Caso: Paciente, 67 anos, sexo feminino, portadora de DM e Vitiligo, admitida em enfermaria de Clínica Médica para tratamento de Infecção do Trato Urinário. Relatava astenia, parestesia e dor em membros inferiores (MMII) há mais de 15 dias, que iniciava-se em região do quadril com irradiação para MMII, bilateralmente, sem fator de melhora ou piora, com evolução para déficit motor e prejuízo na deambulação. Além disso, referia um quadro de apatia e lentificação. Fazia uso de Metformina 1500mg/dia há mais de 10 anos e Gliclazida 30mg/dia. No exame físico, observa-se força grau 3 em MMII, associado a Babinski positivo em MIE. Nos exames admissionais, observou-se anemia macrocítica e hipercrômica, secundária a deficiência de cobalamina (122pg/ml), com ácido fólico e função tireoideana normais. Prosseguindo a investigação, foi solicitado anti-fator intrínseco e anti-células parietais para avaliar a causa da hipovitaminose B12, com resultado negativo. A clínica da paciente foi atribuída a deficiência de vitamina B12, secundária ao uso crônico de Metformina, haja vista que foram afastados anemia perniciosa e doenças disabsortivas. Após início da reposição com cianocobalamina, houve normalização do exame neurológico.

Conclusões e Considerações Finais

Conclusão: A deficiência de vitamina B12 tem sido descrita como um efeito adverso que pode impactar na qualidade de vida dos pacientes. Por isso, é importante chamar a atenção para o monitoramento periódico dos níveis de vitamina B12 entre os usuários de metformina, principalmente nos pacientes que apresentam sintomas de neuropatia periférica ou anemia.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Santa Casa de Misericórdia do Recife - Pernambuco - Brasil

Autores

Maria Juliana de Arruda Queiroga, Talina Tassi Saraiva de Arruda, Thayna Almeida Batista, Maria Clara Pessoa do Nascimento, Paulo Bernardo da Silveira Barros Filho