Dados do Trabalho


Título

Síndrome Hepatopulmonar: um relato de caso.

Introdução

A Síndrome Hepatopulmonar (SHP) se refere a uma tríade clínica composta por doença hepática crônica, hipoxemia com gradiente alvéolo arterial aumentado pela presença de shunts arteriovenosos e evidências de dilatações vasculares intrapulmonares. Por ser uma rara complicação da hipertensão portal, faz-se importante destacar seu diagnóstico.

Objetivos

Descrever um caso de SHP.

Descrição do Caso

Paciente, sexo feminino, 57 anos, com histórico de tabagismo e etilismo importante, foi admitida em hospital terciário para investigação de hipoxemia persistente (85% em ar ambiente), sem dispneia associada. Ao exame físico, apresentava acrocianose fixa em quirodáctilos, nariz e lábios, baqueteamento digital, eritema palmar e telangiectasias em dorso. Exames laboratoriais mostravam bicitopenia (anemia + plaquetopenia), hipoalbuminemia e elevação de enzimas canaliculares; tomografia de tórax não trazia alterações; ecocardiograma sem alterações; ultrassonografia de abdome apresentava fígado com contornos normais, textura heterogênea ; tomografia de abdome, entretanto, evidenciava fígado com dimensões reduzidas e contornos lobulados, além de esplenomegalia homogênea e presença de circulação colateral periesplênica e shunt esplenorrenal, ausência de sinais de pancreatite. Realizada endoscopia alta, com achado de varizes esofágicas de médio calibre, com manchas vermelhas em terço distal de esôfago. Ao exame, constatamos platipneia e ortodeoxia confirmada em gasometria arterial, com boa resposta à suplementação de oxigênio inalatório. Diante das evidências de hipertensão portal em paciente com hipoxemia (pO2 < 80 mmHg), além de ausência de alterações pulmonares e cardiológicas que justificassem, aventou-se hipótese de SHP. Realizado ecocardiograma com microbolhas que mostrou passagem de bolhas para câmara esquerda a partir do sexto batimento cardíaco, preenchendo toda a cavidade do ventrículo esquerdo, inferindo presença de shunt pulmonar e confirmando a hipótese diagnóstica. Paciente segue atualmente acompanhada em serviço de hepatologia aguardando transplante hepático e em uso de suplementação de oxigênio intermitente.

Conclusões e Considerações Finais

O caso relatado evidencia a importância de detectar as manifestações incomuns da doença hepática crônica e da hipertensão portal.

Área

Tema Livre

Autores

Emanuelle Cardinali Souto Maior Souza, Raissa Carolinne Borba Alves Silva, Ariadne Celi Albuquerque Lobo Costa, Thaissa Carvalho Viaggi, Marcelo Pereira Silva