Dados do Trabalho


Título

CÂNCER GÁSTRICO PRECOCE EM PACIENTE COM GASTRITE ATRÓFICA

Introdução

O Câncer Gástrico precoce é uma neoplasia restrita à mucosa ou submucosa gástrica, o diagnóstico e tratamento oportunos dessa doença permitem melhores desfechos. A gastrite atrófica está associada a uma maior incidência de câncer gástrico, bem como é uma das principais causas de hipovitaminose B12.

Objetivos

Descrever o caso de um paciente portador de Câncer Gástrico Precoce, tendo seu diagnóstico realizado pela investigação de uma hipovitaminose B12 secundária a uma gastrite atrófica.

Descrição do Caso

O presente estudo é um Relato de Caso de um paciente do sexo masculino, 58 anos, previamente hígido. Iniciou há 02 meses quadro de astenia, perda ponderal, esquecimentos, parestesias e alterações em equilíbrio e propriocepção. Exames laboratoriais evidenciaram anemia macrocítica, alteração das provas de hemólise e hipovitaminose B12 (103pg/mL). Foi iniciada reposição parenteral de vitamina B12 e iniciada investigação etiológica. Endoscopia Digestiva Alta (EDA) evidenciou diminuição do pregueado mucoso em corpo e lesão elevada - IIa (Classificação de Câncer gástrico precoce de Paris) e deprimida em antro gástrico - IIc. Histopatologia de produto de EDA evidenciou área de displasia moderada, com focos de alto grau em antro gástrico. A pesquisa de H. pylori foi negativa. Estadiamento não evidenciou metástases, sendo então realizada mucosectomia em bloco da lesão, com delimitação de margens da peça. A histopatologia da peça evidenciou adenoma tubular com atipias citológicas de baixo grau, com margens de ressecção livres. O paciente apresentou melhora do equilíbrio e propriocepção após reposição de vitamina B12 e não apresentava lesões a distância, sendo considerado curado. Houve melhora da anemia e dos sintomas neuropsiquiátricos após reposição de vitamina B12. O paciente recebeu alta com programação de seguimento endoscópico e reposição vitamínica parenteral.

Resultados

Conclusões e Considerações Finais

Câncer Gástrico é uma das principais causas de morte por câncer no mundo, apesar da sua variabilidade geográfica. O diagnóstico tardio do câncer gástrico é mais comum nos países ocidentais, levando a piores desfechos. O paciente em questão foi diagnosticado precocemente durante a investigação de uma hipovitaminose B12 secundária a uma gastrite atrófica. O diagnóstico oportuno em tempo hábil proporcionou um tratamento curativo ao paciente, fato que ratifica a importância do diagnóstico precoce para a redução da morbimortalidade associada ao câncer gástrico em nosso meio.

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Getúlio Vargas - Pernambuco - Brasil

Autores

Lucas Silva Costa Guerra Moraes, Izabel Cristina Mentes Primo, Jane Janaina Cardoso Oosterhout, Felipe Fernando Figueiredo Falcão Farias, Estephani Souza Mendonça