Dados do Trabalho
Título
O Risco de Câncer Associado aos Pacientes que convivem com HIV/Aids: Uma Revisão de Literatura
Fundamentação/ Introdução
Fundamentação/ Introdução: Sabe-se que metade dos pacientes que vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) serão acometidos pelo câncer, dentre eles o Sarcoma de Kaposi, que marcam o início da imunodepressão relevante e surgem por meio da perda do controle imunológico das infecções oncogênicas. Todavia, o avanço da terapia antirretroviral trouxe um controle da carga viral e aumento da expectativa de vida, que, por outro lado, promoveu o aumento de mutações somáticas cumulativas e inflamação sistêmica, elevando a incidência de neoplasias não relacionadas à Aids.
Objetivo
Objetivo: Analisar os diferentes fatores de risco para cânceres do tipo não definidor do paciente HIV positivo.
Delineamento e Métodos
Delineamento e Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo de revisão de literatura. Realizou-se busca de artigos nas bases de dados PubMed e SciELO com os descritores “Cancer”, “HIV”, “AIDS”, “Risk Factors”, “Correlation”, na amostra temporal de 2012 a 2022.
Resultados
Resultados: Dois estudos comprovaram o maior risco relativo de homens portadores de HIV em comparação à população geral, onde 12.239 pacientes foram acompanhados e 61,8% desenvolveram algum tipo de câncer não definfidor, dentre os quais Linfoma de Hodking e o câncer de pulmão. Um trabalho frânces analisou 84.504 indivíduos com HIV, donde o diagnóstico de câncer foi significativamente mais precoce em até 9 vezes no Linfoma de Hodking que a população geral. Por outro lado, um estudo inglês de coorte, os cânceres definidores foram os mais prevalentes e os não definidores encontrados, apenas Linfoma de Hodking e câncer anal. Outro estudo de coorte transversal mexicano, com 1.126 indivíduos HIV positivos, 11% desenvolveram câncer não definidor e 5% neoplasias primárias múltiplas, predominando-se o vulvovaginal e o de mama em mulheres. Além destes, um coorte demonstrou um risco 26 vezes maior de ocorrência de linfoma de Hodgkin na população com HIV, mesmo em indivíduos com recuperação celular de CD4+, por outro lado, sugere-se ampliação de neoplasias linfoproliferativas ao ampliar a estimulação de células B e o quantitativo de linfócitos.
Conclusões/ Considerações Finais
Conclusões/ Considerações Finais: O trabalho demonstrou que o câncer não definidor que apresenta maior risco de incidência na população portadora do vírus HIV são o de pulmão, linfoma de Hodking e o colorretal, ademais, acometidos em idades mais precoces se comparados à população geral, o que determina a necessidade de políticas específicas de prevenção e diagnóstico.
Palavras-Chave
HIV, AIDS, Câncer, Fatores de Risco, Prevalência
Área
Tema Livre
Autores
Felipe Januário de Oliveira Cavalcante, Gabriel Nery de Deus Albuquerque, Lívia Herculino Siqueira, Glenda Alcântara Sabiá, Maria Gabriela Rebouças Marques