Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE HOSPITALIZAÇÃO POR LEPTOSPIROSE EM PERNAMBUCO NOS ÚLTIMOS 8 ANOS.

Fundamentação/ Introdução

A leptospirose apresenta-se como uma doença infectocontagiosa de alta prevalência no Estado de Pernambuco marcada por surtos epidemiológicos com caráter sazonal.

Objetivo

Descrever os fatores relacionados à internação e perfil de pacientes com leptospirose nos últimos 8 anos no Estado de Pernambuco.

Delineamento e Métodos

Estudo observacional transversal descritivo com uso de dados secundários coletados através da plataforma TabNet/DataSUS. Foi realizado levantamento dos dados do SINAN referentes à morbidade hospitalar por leptospirose no Estado de Pernambuco, entre os anos de 2012-2020. As variáveis analisadas foram: faixa etária, sexo, escolaridade e evolução clínica. Foi calculada a incidência e mortalidade da doença, utilizando-se os dados populacionais do IBGE para o mesmo período avaliado.

Resultados

Considerando o período de análise de 2012-2020 foram notificados 1604 casos. Houve maior prevalência de acometimento em pessoas do sexo masculino (média de 77,4%), na segunda e terceira década de vida (39,5%), com menos de 8 anos de escolaridade (27,1%), residentes na Região Metropolitana do Recife [RMR] (95,8%). A incidência média no período foi de 1,9/100.000 habitantes por um ano, com mortalidade média de 0,26/100.000 habitantes por ano. Foram observados 2 picos de incidência um em 2014 e outro em 2019, correspondendo a 2,68 e 2,63 casos por 100.000 habitantes, sendo 2019 também o ano com maior mortalidade na série histórica analisada (0,38 mortes/100.000 habitantes). A letalidade média da doença no período correspondeu a 13,8%.

Conclusões/ Considerações Finais

A alta prevalência da leptospirose encontrada nos anos de 2014 e 2019 é justificada pela falta de saneamento básico, ausência de políticas públicas voltadas para a prevenção e combate à doença, além do clima desfavorável ocorrido nas épocas supracitadas. A notificação da doença foi maior nos meses posteriores ao período de elevados índices pluviométricos, devido ao problema de alagamentos na RMR . Concluímos, desta forma, que a doença ocorre em uma população de maior vulnerabilidade social e que demanda maior atenção das autoridades sanitárias, visto que a principal população acometida apresentou menos de 8 anos de escolaridade.

Palavras-Chave

Leptospirose; Pernambuco; Internação

Área

Tema Livre

Autores

Carolina Costa Florêncio Nunes , Thaís Torres Dantas , Pedro Henrique Ferreira Nascimento , Maria Águeda Santos , Fabíola Coelho Falcão