Dados do Trabalho


Título

HIPONATREMIA SINTOMÁTICA COMO MANIFESTAÇÃO INICIAL DE PANHIPOPITUARISMO ADQUIRIDO: RELATO DE CASO

Introdução

INTRODUÇÃO: O panhipopituarismo é a deficiência de dois ou mais hormônios hipofisários, e seus sinais e sintomas dependem do tipo de déficit hormonal.

Objetivos

OBJETIVO: Descrever um caso de hiponatremia sintomática secundário a panhipopituarismo adquirido.

Descrição do Caso

DESCRIÇÃO: Paciente do sexo masculino, 60 anos, portador de fibrilação atrial, em uso de xarelto 20mg/dia, com antecedente de derrame pericárdico importante com realização de janela pericárdica 03 meses antes da atual internação, negativo para rastreio infeccioso e causa auto-imune, resultado da biópsia não disponível. Apresentou quadro de desorientação e alteração do nível de consciência, evidenciado sódio sério de 119 mg/dl, com resposta sintomática parcial a reposição de salina 3%, sendo internado para investigação. Apresentava ainda fadiga, fraqueza, insônia e labilidade emocional, sem alterações significativas ao exame físico, manteve-se euvolêmico. Na tomografia de crânio, sem sinais sugestivos de acidente vascular encefálico (AVC), somente evidenciado sinais de manipulação prévia cirúrgica devido cirurgia para retirada de tumor benigno em sistema nervoso central, o qual não soube especificar, há 18 anos. Durante internação, manteve os sintomas inespecíficos, com hiponatremia mantida apesar da restrição hídrica. Na investigação laboratorial, anemia normocrômica e normocítica, leucopenia leve, potássio normal, sódio sérico variando entre 121-129 mg/dl, TGP 177 U/L e TGO 136 U/L, potássio normal, TSH 4.0 mg/dl e T4L 0.39 mg/dl. Levantado a hipótese de pan-hipopituarismo, prosseguiu investigação com cortisol matinal de 2.4 ug/dl, testosterona total de 23.8 mg/dl. Demais exames hormonais não realizados por indisponibilidade financeira. Sem alterações importantes na TC de tórax e abdome. Na ressonância magnética de crânio, apresentou glândula hipofisária de volume bastante reduzida, confirmado sela túrcica vazia. Após início da reposição de levotiroxina 100 mcg/dia e prednisona 7,5 mg/dia, associado a testosterona, o paciente apresentou remissão completa do quadro. Também não houve novo episódio de derrame pericárdico.

Resultados

Conclusões e Considerações Finais

CONCLUSÃO: Destaca-se neste caso a importância do baixo limiar de suspeita procurando sinais e sintomas de hipopituarismo em pacientes com hiponatremia sem resposta ao tratamento padrão, visando a diminuição de consequências deletérias e melhora da sobrevida dos pacientes, que muitas vezes apresentam alterações em outros eixos hormonais e também necessitam de terapia de reposição.

Área

Tema Livre

Autores

Daniela Zago Ximenes, Tainah Braga Camurça, Charles Brito Félix do Nascimento, Júlia Ondrusch de Moraes Costa, George Robson Ibiapina