Dados do Trabalho


Título

SEQUESTRO PULMONAR SE APRESENTANDO COMO UMA PNEUMONIA COMUNITÁRIA EM ADULTO – RELATO DE CASO

Introdução

O Sequestro Pulmonar (SP) é uma malformação congênita pulmonar rara, definida como um tecido pulmonar não-funcionante, desconectado da árvore traqueobrônquica e suprido por uma ou mais artérias sistêmicas. Compreende até 6,4% das anomalias pulmonares congênitas, sendo a segunda mais comum, acometendo 1,6 vezes mais homens. Divide-se em dois subtipos, o intralobar (ILB) e o extralobar (ELB), numa proporção de 3:1. Clinicamente, o SP se apresenta com pneumonias de repetição, dor torácica, tosse crônica, dispnéia e hemoptise, diagnosticado geralmente na infância. Raramente pode ser assintomático, sendo um achado incidental em exames de imagem de um adulto.

Objetivos

Descrever caso de paciente diagnosticado com SP apenas na fase adulta, assintomático respiratório até então

Descrição do Caso

Relato de caso e revisão de literatura.

Resultados

Mulher, 52 anos, hígida, com quadro de dor em transição toracoabdominal há 04 dias da admissão hospitalar, irradiada para o hipocôndrio esquerdo, associada a tosse produtiva, dispnéia aos esforços e febre não-aferida. Avaliação laboratorial demonstrou leucocitose neutrofílica e proteína C reativa (PCR) elevada. Tomografia computadorizada de tórax evidenciou consolidação no segmento basal posterior do lobo inferior esquerdo, multiloculada, preenchida por conteúdo líquido, com focos de escavação e calcificação, associada a artéria anômala originada da aorta descendente e direcionada ao lobo inferior esquerdo. Levantada a possibilidade de SP complicado com pneumonia bacteriana, iniciou-se ceftriaxona e azitromicina empiricamente. Após 03 dias, por resposta clínica insatisfatória, escalonou-se o esquema para piperacilina-tazobactam e realizou-se lavado bronco-alveolar, com presença aumentada de leucócitos e hemácias, porém negativo para bactérias patogênicas, micobactérias e fungos. Terminada a antibioticoterapia, recebeu alta em boas condições clínicas. Posteriormente submetida a lobectomia inferior esquerda por videotoracoscopia, com confirmação histopatológica do SP.

Conclusões e Considerações Finais

O SP é uma entidade rara, classicamente diagnosticada no pré-natal ou na infância, podendo raramente cursar assintomático e ser diagnosticado apenas na fase adulta, fazendo diagnóstico diferencial com outras patologias, como pneumonia, neoplasias, e cistos. O SP deve estar no diagnóstico diferencial do internista nesses contextos, já que oferece tratamento cirúrgico curativo.

PALAVRAS CHAVES: Sequestro pulmonar, anomalias vasculares pulmonares

Área

Tema Livre

Instituições

Real Hospital Português - Pernambuco - Brasil

Autores

LUCAS GABRIEL PEREIRA SANTOS, ADRIAN FERREIRA SIAL, MARCIO SANCTOS COSTA, NATHALIA DE BRITO FIGUEIREDO