Dados do Trabalho


Título

MORTALIDADE ASSOCIADA A SUPERINFECÇÕES E CO-INFECÇÕES EM PACIENTES INTERNADOS NA UTI COVID

Fundamentação/ Introdução

A COVID-19 é a doença causada por um novo coronavírus denominado SARS-CoV-2, sendo de alta prevalência e está relacionada com a mortalidade de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid-19. Essa mortalidade está associada à incidência de superinfecções e/ou co-infecções oportunistas neste ambiente hospitalar devido ao estado fisiológico debilitado destes pacientes. Dessa forma, coinfecção e superinfecções contribuem para o aumento da morbimortalidade de infecções respiratórias virais.

Objetivo

O presente estudo tem por finalidade sistematizar os resultados publicados sobre a mortalidade associada a superinfecções e coinfecções em pacientes internados em UTI COVID-19 sendo produzido de abril de 2020 até julho de 2022.

Delineamento e Métodos

O estudo tem como desenho uma revisão sistemática e os artigos utilizados foram colhidos por meio das plataformas “PUBMED” e “SCIENCEDIRECT” e selecionados de acordo com o protocolo PRISMA 2020, Utilizando os descritores “COVID-19”, “Co-Infections”, “Mortality”, “SARS-CoV-2” e “Superinfection” foram encontrado 352 artigos. Selecionou-se os que possuíam textos completos, excluiu-se os duplicados e os que tangenciavam o tema, restando 28 artigos para a revisão.

Resultados

28 artigos incluídos na revisão, dentre os quais triagens clínicas, metanálises, estudo prognóstico, estudo diagnóstico e estudo de etiologia. Observou-se que o risco de superinfecção bacteriana e fúngica no paciente com COVID-19 é consistente. As infecções oportunistas, secundárias ou superinfecções foram de 16% em pacientes COVID-19. A prevalência de infecções secundárias foi observada entre as bactérias com 16% e fungos com 6%. No entanto, notou-se que na maioria das mortalidades incluíram pacientes com várias comorbidades, pneumonia causada pelo SARS-CoV-2 e bacteremia. Faz-se necessário destacar que mais ensaios clínicos são necessários para identificar melhor as superinfecções oportunistas e co-infecções em pacientes internados na UTI COVID-19.

Conclusões/ Considerações Finais

A mortalidade de pacientes internados em UTI COVID-19 associadas a co-infecção ou superinfecção é incomum. Poucos foram os pacientes que desenvolveram essas patologias durante o período internado. Situação essa diferente de outras pandemias virais. Porém, mais estudos são necessários para avaliar a segurança e o impacto clínico da mortalidade associada a essas infecções secundárias nesses pacientes.

Palavras-Chave

COVID-19; CO-INFECTIONS; MORTALITY; SARS-COV-2; SUPERINFECTION.

Área

Tema Livre

Instituições

FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE - Pernambuco - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - Pernambuco - Brasil

Autores

Renato Bruno Gouveia de Araújo, Luis Felipe De Melo Silva, Dynara Viterbo Araújo, Igor Candido Dias de Alexandria